Era espanhol, tinha matrícula britânica e restauro nacional. Foi leiloado em Paris por 66.700 euros.
Foi apenas um dos mais de 300 automóveis leiloados na semana passada em Paris. Foi vendido pelo preço de €66.700 (“simpático” para o comprador). Falamos de um Porsche 356 C, de 1964, que chamou a nossa atenção por ter sido restaurado em… Portugal.
Era o lote 104 do catálogo da Bonhams da venda “Les Grande Marques du Monde à Paris” e estava longe de ser dos automóveis em destaque.
Mas, os leilões não se fazem só de automóveis de milhões e este exemplar, saído da fábrica da Karmann em 1964, com motor de 1.600, na configuração Super Coupé, mereceu a nossa atenção pelos muitos países por onde passou ao longo dos seus 61 anos de vida.
Segundo a leiloeira, logo após ter sido dado como pronto na fábrica de Osnabrück, foi enviado para os Estados Unidos, para ser entregue à Brumos, que ainda antes de se destacar como equipa desportiva já era concessionária da Porsche.
Foi vendido a um cliente da California, onde se manteve até 1989, ano em que foi vendido para o Reino Unido, onde recebeu a matrícula britânica que mantém até hoje.
Com o chassis 219577 e correspondente motor 812806, quatro anos depois surgiu num leilão da britânica Coys, tendo sido comprado por um cidadão espanhol, por 22.108 dólares.
A “viagem” deste 356 não se ficou por Espanha, onde viveu a maior parte do últimos 22 anos. Sem nunca o registar em Espanha, mantendo, como dissemos, a matrícula britânica (HJI 356), segundo o vendedor não foi utilizado em estrada, mas saiu da garagem para ser restaurado totalmente em… Portugal.
O vendedor e a leiloeira não revelam a identidade de quem fez o (bom) trabalho – a avaliar pelas imagens do catálogo –, mas parece que o comprador, cuja identidade se desconhece, encontrou um bom compromisso entre o preço e a qualidade… Made in Portugal.
Foto: Bonhams

No comments: