Delage: uma marca de sonho que nasceu há 120 anos


Fabricante francês de veículos de luxo, que somou êxitos nas pistas, vencendo as 500 Milhas de Indianapolis de 1914.


Antigo funcionário da Peugeot, Louis Delage criou, a 10 de Janeiro de 1905, uma nova empresa com o seu próprio nome. Instalada nos arredores de Paris, a Automobiles Delage começava uma história gloriosa, de uma marca que veio a rivalizar com a Rolls-Royce ou a Bugatti.

Com apenas meia-dúzia de funcionários quando foi criada, a Delage começou por criar um automóvel que reunia peças fabricadas pela Helbé, um motor De Dion-Bouton e uma carroçaria… Delage.

O primeiro modelo quase totalmente da marca surgiria no ano imediato, o Type A, ainda movido por um motor De Dion-Bouton, automóvel que proporcionou a estreia em provas de Automobilismo.

Com resultados interessantes, a Delage desenvolveu os seus próprios motores e, já com eles, veio a somar diversas êxitos, designadamente nas 500 Milhas de Indianapolis de 1914.

O eclodir da I Guerra Mundial, naquele ano, veio “travar” a Delage, cujas instalações foram mobilizadas para a produção militar.

Após 1918, no período entre-Guerras, a história da Delage atingiu o seu apogeu, passando a produzir veículos de alto luxo, sem abandonar a vertente desportiva, somando, entre 1925 e 1927, vitórias nos Grandes Prémios de França, Grã-Bretanha, Espanha e Itália. Isto depois de, em 1924, um Delage, conduzido por René Thomas, ter estabelecido o recorde mundial de velocidade, ao rodar a 230km/h.

Rivalizando, no mercado de luxo, com a Rolls-Royce e a Bugatti – nomeadamente com o seu modelo D8 (na imagem, um D8-120, propiedade do… Museu Toyota), a Delage viria a ser uma das vítimas da Grande Depressão, vendo a sua existência quase a chegar ao fim em 1935, quando a fábrica de Coubevoie foi encerrada e toda a maquinaria vendida.

A marca Delage seria então salva pela concorrente Delahaye, que, todavia, apenas viria a fabricar um modelo novo com esse nome, o Delage-Delahaye 135 M, de1953.

Durante mais de meio século pensou-se que esse tinha sido o capítulo final da história da Delage, até que em 2019 uma associação denominada “Les Amis de Delage” – que foi criada em 1956 e era desde então proprietária da marca – anunciou a criação de um super-carro, o D12.

Com uma aerodinâmica inspirada na Fórmula 1 e um motor que debita 1.115 cavalos, criado por uma equipa liderada por Benoît Bagur e tendo como piloto de testes Jacques Villeneuve, o novo automóvel – que tem como principal mentor Laurent Tapie, filho do célebre Bernard Tapie – tem um protótipo, que já foi visto a rodar em várias situações.

Todavia, a produção de série das 30 unidades anunciadas, com um preço de dois milhões de euros, tem vindo a ser sucessivamente adiada, o que faz com que se duvide se a Delage é apenas uma memória do passado ou um nome com futuro.

Foto: Toyota Automobile Museum 

Delage: uma marca de sonho que nasceu há 120 anos Delage: uma marca de sonho que nasceu há 120 anos Reviewed by Auto Vintage on 10.1.25 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.