Conservatório Citroën encerra no final do mês

Marca vendeu o seu primeiro automóvel a 4 de Junho de… 1919.

O primeiro automóvel Citroën foi vendido faz hoje 105 anos. A 4 de Junho de 1919, a marca do duplo chevron entregou ao seu primeiro cliente, Monsieur Testemolle, um 10HP Type A. Essa memória e todas as outras estão guardadas no Conservatório Citroën, o qual encerra no final deste mês.

O Conservatoire Citroën é uma mistura de depósito, museu e centro de documentação da marca francesa, estando instalado, há 23 anos, em Aulnay-sous-Bois (arredores de Paris).

Acontece que o terreno foi vendido e o Conservatório tem de abandonar o local. As suas portas só abrem até ao final deste mês, desconhecendo-se para já qual o futuro de todo o asservo.

Mantida pela L'Aventure Peugeot-Citroën-DS, uma associação criada no início da década de 80 do século passado por Pierre Peugeot, então presidente do conselho da antiga PSA Peugeot-Citroën, em 2001 todo o acervo relativo à Citroën foi reunido num dos armazéns da fábrica da PSA em Aulnay-sous-Bois.

Muitos automóveis (mais de 300, praticamente um exemplar de todo o Citroën já produzido, além de incontáveis protótipos), representando toda a história de mais de 100 anos da marca e também um arquivo onde se podem pesquisar desde dados técnicos a números de chassis e motor – para além de recordações de antigas fábricas, como relógios de ponto, móveis e escritórios inteiros – estão ali reunidos e não se sabe para onde irão.

Existem planos para abrir um novo Museu Citroën, provavelmente dentro de quatro anos, mas até lá a memória da Citroën deixará de estar disponível.


Foto: Media Stellantis

Conservatório Citroën encerra no final do mês Conservatório Citroën encerra no final do mês Reviewed by Auto Vintage on 4.6.24 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.