O primeiro Porsche Turbo que ainda não o era

Protótipo mostrado em 1973 – agora totalmente recuperado – tinha parte da mecânica… em madeira.

A anunciada participação do protótipo do primeiro Porsche Turbo na próxima edição do Concurso de Elegância de Hampton Court faz com que se recorde como era realmente o automóvel mostrado em 1973 em Frankfurt. Não ficou pronto a tempo e parte da mecânica (pintada para parecer real) era… em madeira.

Para a própria Porsche, o primeiro Turbo é de 1974. A marca está, aliás, a dedicar 2024 a celebrar os 50 anos da adopção da sobre-alimentação.

E, na verdade, o primeiro Porsche Turbo de estrada apenas foi construído em 1974, tendo sido entregue, a 29 de Agosto de 1974, a Louise Piëch, a filha de Ferdinand Porsche, que nesse dia comemorava o seu 70º aniversário.

Acrescenta a marca que, ao chamar 2024 do ano do cinquentenário do Turbo, não só considera o “one-off” de Louise Piëch, como evoca a apresentação do Turbo no Salão de Paris de 1974, na versão 3.0, que a partir da Primavera de 1975 viria a ser disponibilizada como viatura de série.

Mas, onde fica, então, o modelo de 1973, que no final de Agosto estará em exposição em Hampton Court?

Em 1973, num stand em que o destaque foi reservado aos Carrera (Coupé e Targa, pintados num berrante rosa metálico), a Porsche mostrou também o protótipo do Turbo, sendo que, como dissemos, o automóvel não estava completo.

Sem que o motor tenha ficado pronto a tempo, o automóvel exibido em Frankfurt, baseado num 911 S, apresentou-se com uma carroçaria alargada, cavas das rodas “inchadas” e um spoiler traseiro proeminente. Tinha montado um motor 2.7 com componentes adicionais – incluindo o próprio turbo – recriados em madeira e pintados para parecerem reais.

Levado de volta para a fábrica, utilizado em testes, acabou abandonado num canto.

Começou aí a vida do automóvel de que agora se fala.

Visto na fábrica, em 1975, por Alan Hamilton – piloto e importador de Porsche para a Austrália –, foi por este comprado e levado para o outro lado do mundo, tendo-lhe sido previamente montado um motor 3.0 do RSR.

Fez algumas corridas na Austrália, onde ficou até 2010, ano em que foi exportado para os Estados Unidos.

Em 2016, foi comprado pelo actual proprietário (cuja identidade continua por revelar), que o trouxe de volta à Europa e que o inscreveu agora na próxima edição do Concours of Elegance de Hampton Court.




O protótipo do Turbo, no Salão de Frankfurt de 1973.



O primeiro Turbo, entregue a Louise Piëch, em Agosto de 1974.



Para a Porsche, 2024 é o ano do cinquentenário do Turbo.




Fotos: Porsche Newsroom e Concours of Elegance

O primeiro Porsche Turbo que ainda não o era O primeiro Porsche Turbo que ainda não o era Reviewed by Auto Vintage on 15.5.24 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.