Modelo estreou-se, no Salão de Chicago, a 9 de Fevereiro de 1989.
Faz hoje 35 anos, a 9 de Fevereiro de 1989, a Mazda surpreendeu o mundo automóvel. Os fãs de roadsters acessíveis ficaram entusiasmados com a apresentação do MX-5.
Construído segundo o conceito clássico de um modelo desportivo de tracção traseira, mas com uma inovadora disposição do motor central dianteiro, para uma distribuição longitudinal e ideal do peso do conjunto, o roadster japonês reavivou um segmento automóvel então quase extinto.
O compacto e leve Mazda MX-5 redefiniu o prazer de conduzir a céu aberto, objectivo atingido pelos engenheiros da Mazda ao aderirem à filosofia tradicional japonesa Jinba-Ittai, que considera o cavalo e o cavaleiro como um todo.
Quando aplicada ao Mazda MX-5, o condutor e o roadster formam uma ligação estreita, proporcionando equilíbrio, agilidade e leveza.
Ao longo dos anos, o MX-5 recebeu inúmeros prémios e galardões que continuam a demonstrar a sua excelência, num mundo que continua a adorar o Mazda MX-5.
Proporcionando o puro prazer de condução e um design icónico, o Mazda MX-5 tem registado um desenvolvimento contínuo ao longo de quatro gerações ("NA", "NB", "NC" e, agora, "ND").
E que melhor atestado desse êxito que as 1.256.745 unidades fabricadas até agora, 40% delas comercializada na América do Norte sob a designação de Mazda Miata.
Fotos: Mazda Motor Portugal
No comments: