Primeiro modelo da marca – o 350 GTV – foi apresentado pela primeira vez faz hoje 60 anos.
Dia 30 de Outubro de 1963. Em Turin é inaugurada mais uma edição do Salão Automóvel da cidade. Entre as várias novidades uma se destaca: o primeiro modelo, o 350 GTV, de um novo fabricante, a Lamborghini.
Foi o então presidente da República Italiana, Antonio Segni, quem inaugurou a 45ª edição do Salão de Turin.
Eram muitas as novidades – como, entre outras, o Maserati Quattroporte –, mas de todas uma se salientava: o primeiro Lamborghini, o 350 GTV.
Criada, meses antes, por Ferruccio Lamborghini (desde 1948 um renomado fabricante de tractores), a Automobili Lamborghini, com sede em Sant'Agata Bolognese, a nova marca italiana anunciava-se declaradamente como futura concorrente da Ferrari, o que é natural, uma vez que Ferruccio Lamborghini decidiu investir na indústria automóvel na sequência de um diferendo com Enzo Ferrari.
Tendo reunido uma equipa de sonho – o estilista Franco Scaglione e os técnicos Giotto Bizarrinni e Gian Paolo Dallara – Lamborghini apresentou-se em Turin com o 350 GTV (que não passaria de protótipo, dando origem ao 350 GT, fabricado em série, com carroçaria produzida pela Touring), um automóvel de linhas ainda hoje elegantes e distintas, equipado com um motor V12, de 3,5 litros, capaz de debitar 320 cavalos, que permitiam ao conjunto uma velocidade de ponta de 250km/h.
O Lamborghini 350 GTV assumiu-se como a grande estrela do certame de Turin, num ano onde, curiosamente, não faltaram outros modelos icónicos a fazer a sua estreia. É que foi ali, na mesma data, que foram mostrados pela primeira vez automóveis como o Maseratti Quattroporte, o Iso Grifo ou o De Tomaso Vallelunga.
A indústria italiana encontrava-se, então, a viver os seus anos de ouro, destacando-se num certame onde marcaram presença 72 fabricantes e 21 carroçadores, provenientes de 13 países diferentes.
Foto: Lamborghini Media
No comments: