Mecum procura recorde com novo mega-leilão

Catálogo da venda de Glendale conta com cerca de dois mil automóveis.


Com a sua peculiar trajectória, independente das outras grandes leiloeiras, a Mecum Auctions volta na próxima semana ao Arizona, para realizar a sua venda anual de Glendale. E, como é prática da Mecum, à “grande e à americana”: com cerca de dois mil automóveis em catálogo.

Sendo os modelos de origem norte-americana, naturalmente, aqueles que se encontram em maioria no catálogo, as “vedetas”, porém, são de fabrico europeu.

A principal estrela do leilão – de quem se espera, se não um recorde, um eventual preço muito elevado – é o Mercedes-Benz 300 SL Gullwing, de 1955, proveniente do acervo da Indianapolis Motor Speedway Foundation, que o adquiriu em 1973 e que no início deste século o restaurou totalmente.

Entre 2015 e 2020 o Gullwing foi expostos por várias vezes no Motor Speedway Museum e sempre chamou a atenção… pela sua cor.

Pintado em “Mittelgrün” (literalmente, Verde Médio) é essa a sua cor de origem, tendo sido o único, entre os cerca de 1.400 fabricados, a sair da fábrica pintado nesse tom, a pedido de um cliente norte-americano, que assim o encomendou a Max Hoffman.

Desconhece-se qual o motivo que faz com que este automóvel volte a ser leiloado sete meses depois de ter sido vendido (por 1.700.000 dólares) pela  Worldwide Auctioneers, no leilão que esta promoveu em Auburn entre 1 e 3 de Setembro passados.

Agora, sem valor estimado pela leiloeira, especialistas em Clássicos Mercedes apontam para um preço de venda a rondar os dois milhões de dólares.

Valor idêntico ou até superior é o que se espera que venha a ser atingido pelo Ferrari F40 – o nono a ir a leilão este ano –, de 1990, a primeira das 213 unidades fabricadas com especificações especiais para os Estados Unidos.

Voltando a Indianapolis, de entre os cerca de dois mil automóveis à venda destacam-se 18 (que serão vendidos individualmente), que constituem a Colecção Premier Corvette Pace Car, conjunto reunido por Richard Foster, que no passado os vendeu em conjunto por 1,37 milhões de dólares.

De 1978 a 2022, a colecção reune “apenas” os Pace-Cars das 500 Milhas de Indianapolis.

Poderão vir a contribuir para que a Mecum supere o volume de negócios de 2022 em Glendale, que se situou em 66,3 milhões de dólares.

Foto: Mecum 

Mecum procura recorde com novo mega-leilão Mecum procura recorde com novo mega-leilão Reviewed by Auto Vintage on 22.3.23 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.