Mais de 200 automóveis no Algarve Classic Festival


Programa variado – treinos amanhã e corridas no sábado e domingo –, dos “Nacionais” aos F. 1 Históricos.


O Autódromo Internacional do Algarve (AIA) é este fim-de-semana palco de mais uma edição do Algarve Classic Festival, evento que levará para a pista mais de 200 automóveis, repartidos por dez grelhas diferentes, que vão das provas dos Campeonatos Nacionais até às corridas reservadas aos Fórmula 1 de fabrico entre 1966 e 1985.

Com uma grelha formada por 16 monolugares – entre os quais se destacam  os Williams e McLaren e, também, o Tyrrell P-34, vulgarmente conhecido como “seis rodas” – a Fórmula 1, à semelhança de outras grelhas, terá uma corrida no sábado e outra no domingo.

A dupla passagem pela pista é também comum às provas do Campeonato Nacional, que entre Legends, Clássicos e Clássicos de menos de 1300, são responsáveis pela presença de 78 automóveis, 17 em cada uma das grelhas dos Clássicos e 44 na dos Legends.

Um número bastante interessante (apesar de menor do que em provas anteriores), se atendermos, como referiu Paulo Miguel da ANPAC (promotor das corridas nacionais), ao facto de “cerca de 90 por cento dos pilotos são da região Norte e esta quarta prova da época no traçado algarvio é a mais distante do nosso calendário desportivo e, naturalmente, a mais dispendiosa”.

Nas restantes corridas, que vão da Fórmula Junior aos Sport-Protótipos dos anos 60 e 70, a presença portuguesa resume-se  a dois pilotos, com a dupla Rui e João Macedo Silva a encontrarem-se inscritos com um AC Cobra nos Pre-66 Touring Cars e João Macedo Silva a constar da lista dos Car Legends, com um Lola T70 MK3.

Como se pode ver no horário anexo, no sábado terão lugar nove corridas e no domingo oito.

Foto de arquivo





Mais de 200 automóveis no Algarve Classic Festival Mais de 200 automóveis no Algarve Classic Festival Reviewed by Auto Vintage on 27.10.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.