A dupla Hugo Norton-Ivo Tavares, em BMW Alpina C1, de 1983, dominou por completo a edição deste ano das 48 Horas Alentejo. De princípio a fim, o BMW com o nº 34 foi o mais regular, chegando ao final com sólida vantagem para o outros concorrentes.
Começando logo na primeira das 17 provas de regularidade (PR) por se colocarem na liderança, então dividida com a dupla Fernando Cordeiro-Alexandre Berardo, em Alfa Romeo 1750 GTV, a partir da segunda das PR a dupla Norton-Tavares não mais parou de dilatar a vantagem, chegando ao final da prova com “passagem a zero” em 64 dos 99 controlos da prova.
Primeiros entre os 33 classificados de uma hipotética Geral – regulamentarmente as 48 Horas Alentejo apenas tinham classificações por categoria – Norton-Tavares chegaram ao final com 22 pontos de avanço para os segundos, Edgar Guerra-Filipa Guerra, em Alfa Romeo Giulietta, que tal como o BMW dos primeiros concorria na Categoria H.
Curiosamente, os vencedores das restantes categorias ocuparam os lugares seguintes do somatório absoluto.
Victor Júlio-Maria João Gonçalves, em Lancia Fulvia – terceiros menos penalizados no total – venceram a Categoria G, enquanto que Pedro Carregosa-Ekta Sureschandre, em Jaguar MK II (apenas com mais um ponto do que os anteriores), triunfaram na Categoria E.
Entre os automóveis da Categoria F os vencedores foram os já referidos Fernando Cordeiro-Alexandre Berardo.
Entretanto, entre os 75 participantes na vertente turística – este ano denominada “Soft Race” e que incluía três provas cronometradas – a vitória foi para a dupla Fernando Macário-Maria Arminda Tavares, em Honda NSX, de 1992.
No comments: