Corrida dos Fundadores: museu em movimento


Cerca de 40 automóveis (e duas motos) ligaram a Figueira da Foz ao Estoril.


Portugueses e estrangeiros. Veteranos da primeira década do Século XX ou modelos dos anos 30, fabricados mesmo antes do início da Guerra. Populares ou exclusivos. Houve de tudo um pouco na Corrida dos Fundadores, que no fim-de-semana ligou a Figueira da Foz ao Estoril, levando para estrada um museu vivo.

Ver em prefeito estado de funcionamento máquinas com mais de um século é sempre uma delícia. Testemunhar o entusiasmo com que os seus tripulantes se preparam para percorrer centenas de quilómetros chega a ser contagiante…

Dos modelos de grande produção, como os Ford A, aos exclusivos Bugatti ou Rols-Royce. Do decano Darracq 12HP Open Tourer – modelo de há 120 anos, tantos como os que, dentro de dias, se cumprem sobre o primeiro Figueira da Foz-Lisboa – à popular Citroën “Arrastadeira”. Houve um pouco de tudo nesta Corrida dos Fundadores.

Não faltaram os desportivos, como o Riley ou o português Felcom e, até, um par de motos.

Mais do que palavras, aqui ficam imagens de Rui Correia, cujas máquinas fotográficas não resistem a tudo o que sejam Automóveis Antigos.

















Corrida dos Fundadores: museu em movimento Corrida dos Fundadores: museu em movimento Reviewed by Auto Vintage on 17.10.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.