Por zero se ganha… …por zero se perde

José Segarra Marques-José Carlos Figueiredo vencem Rali Rainha Santa pelo critério de desempate.

A frase usual é “por um se ganha, por um se perde”. Nos Ralis de Regularidade pode não ser bem assim. É que, quando existe uma igualdade no final, é necessário utilizar o critério de desempate. E foi assim que José Segarra Marques-José Carlos Figueiredo venceram Rali Rainha Santa.

Numa edição do Rainha Santa bastante mais “morna” do que consta da história do rali do Clube Automóvel do Centro, a prova chegou ao final com duas equipas igualadas no topo da classificação com a mesma penalização: 40 pontos.

Quando tal acontece é necessário recorrer ao regulamentar critério de desempate, que no Rainha Santa era o maior número de controlos passados a zero.

Ora, nos 97 controlos contabilizados, a dupla Segarra Marques-Figueiredo, em Toyota Corolla 1.6 GTI passou “a zero” em 66, enquanto que António Ramos-Ivo Tavares, também em Toyota Corolla 1.6 GTI-16 passaram “a zero” em… 65 controlos.

Foi dessa forma – rara, mas não inédita, e que também teve de ser aplicada para decidir quem ficava em 10º e 11º – que se encontram os vencedores desta edição do Rainha Santa, que já eram os líderes do Campeonato antes desta prova e que agora, a três provas do final do “Nacional”, se colocam em boa posição para lutar pelo título.

Quase empatados com os co-líderes (mais dois pontos) chegaram ao final os actuais campeões nacionais, Luís Carvalho-Sancho Ramalho, em BMW 2002.

Completando o “top five” João Botequilha-Magda Ferreira (Toyota Corolla 1.6 GTI-16) e Fernando Magalhães-Miguel Fernandes (Peugeot 104 ZS), na sexta posição (apenas um segundo à frente da dupla Rui Viana-António Caldeira) ficaram os primeiros entre os menos de 1.300, Abílio Azevedo-Pedro Meixedo, em Toyota Starlet EP71. 



António Ramos-Ivo Tavares


Luís Carvalho-Sancho Ramalho


Abílio Azevedo-Pedro Meixedo


Fotos de Rui Correia

Por zero se ganha… …por zero se perde Por zero se ganha… …por zero se perde Reviewed by Auto Vintage on 26.9.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.