Mercedes rende homenagem ao “génio” Max Hoffman


Contrato com o importador da marca para os Estados Unidos foi assinado há 70 anos.


Antecipando-se à data exacta – 31 de Julho – a Mercedes-Benz veio lembrar hoje os 70 anos do contrato celebrado entre a marca e o seu importador para os Estados Unidos, Max Hoffman, o “génio” que esteve na origem da criação de automóveis como os SL.

Maximilan E. Hoffman, vulgarmente denominado apenas de Max Hoffman, não era um técnico. Era um comerciante. No entanto, na História do Automóvel, nenhuma outra figura foi tão marcante na criação de modelos icónicos.

Nascido na Áustria, no seio de uma família judia, aquando da ascensão dos nazis ao poder Hoffman (que já comercializava em Viena modelos de várias marcas europeias de prestígio)  começou por fugir para França e dali, em 1941, para os Estados Unidos.

Em Nova Iorque criou um negócio de importação de veículos de fabrico europeu, começando por vender, no seu célebre stand de Park Avenue, modelos da Delahaye.

Pouco tempo depois, Hoffman, em sucessivas viagem à Europa, estava a influenciar construtores como a Alfa Romeo, Porsche, BMW… e Mercedes a criarem modelos que fossem talhados para o rico mercado norte-americano.

É nesse contexto que se dá a ligação de Hoffman à Mercedes-Benz, com o importador a vir a convencer os dirigentes da marca alemã a desenvolverem dois desportivos: o acessível 190 SL e o supremo 300 SL.

A efeméride será entretanto assinalada no próximo dia 12 de Agosto, em Long Beach, onde, naquela data, será inaugurado o novo Mercedes-Benz Classic Center.

Uma merecida homenagem a Hoffman e ao seu stand de Park Avenue, que recordamos em imagens do arquivo da Mercedes-Benz.




Fotos: Mercedes-Benz Group Media 
Mercedes rende homenagem ao “génio” Max Hoffman Mercedes rende homenagem ao “génio” Max Hoffman Reviewed by Auto Vintage on 27.7.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.