Franco Cortese guiou o 125 S no Circuito de Piacenza. Foi o dia do “fracasso promissor”.
Há 75 anos era domingo… Poderia ser um domingo como qualquer outro, mas, passados 75 anos, sabemos que foi um dia diferente. Ficou para a História como o dia em que um Ferrari alinhou pela primeira vez numa corrida.
Criada nesse mesmo ano de 1947, a Ferrari apresentou-se, naquele dia 11 de Maio de 1947, com dois exemplares do seu novíssimo 125 S: o Sportivo Stradale e o Competizione.
Exemplares diferentes, apesar de ambos montarem o motor V12 criado por Gioacchino Colombo, com 1.497,77cc.
O primeiro, com carroçaria de Giuseppe Peiretti, debitando apenas 90 cavalos. O segundo, desenhado por Giuseppe Busso, com o motor mais potente, debitando 120 cavalos.
Este último, o Competizione, foi confiado a Nino Farina, que o danificou nos treinos.
Franco Cortese era o piloto do Sportivo Stradale, que Farina, depois de terminados os treinos (e apesar de já ter sido recuperado o Competizione) exigiu guiar em prova.
Enzo Ferrari, com o seu peculiar feitio, recusou o pedido de Farina e à partida apenas alinhou Cortese.
Liderou durante uma boa parte da prova… até ser obrigado a desistir com um problema na bomba de alimentação.
Questionado sobre a estreia do primeiro automóvel com o seu nome, Enzo Ferrari respondeu com um a curta frase: “Foi um fracasso prometedor”.
Sábias palavras.
Duas semanas depois, a 25 de Maio, Franco Cortese garantiu o primeiro triunfo ao volante de um Ferrari, no circuito das Terme di Caracalla, durante o Grande Prémio de Roma.
No comments: