Mercedes-Benz e Porsche em maioria entre alemães


Passeio do ACP-Clássicos (este ano a Norte e a Sul) juntou 156 automóveis germânicos.


Pela primeira vez com realização simultânea a Norte e a Sul, o Passeio dos Alemães, organizado pelo ACP-Clássicos, foi um êxito. A história da indústria automóvel germânica, em particular do pós-Guerra, foi “contada” por modelos de nove marcas diferentes, com os Mercedes-Benz e os Porsche em maioria.

Se aquelas duas marcas, em conjunto, representaram quase metade dos 156 automóveis em passeio (103 a Sul e 53 a Norte), não faltaram exemplares de outros fabricantes a chamar as atenções. Assim acontecia, por exemplo, com o irrepreensível BMW 327 Cabriolet, de 1937, um dos três que existirão em Portugal, propriedade do colecionador Henrique Araújo.

A Norte – onde o Passeio dos Alemães tem já um curto, mas bem-sucedido historial, após duas edições consecutivas, em 2018 e 2019, sequência depois travada pela pandemia –, tal como em anteriores edições, a Quinta dos Cónegos, na cidade da Maia, foi o ponto de encontro e partida para mais este passeio.

Dali a caravana seguiu em direcção a Vila Nova de Cerveira, com os participantes a terem a possibilidade de rolar em ritmo de passeio, com uma visita, pelo meio, ao Navio Hospital Gil Eanes, em Viana do Castelo, ou de experimentarem sensações mais fortes, na Serra de Arga, simulando uma prova de regularidade. O almoço de confraternização colocou um ponto final no evento.

A Sul, o Passeio dos Alemães, adoptou o mesmo figurino do Norte, com os participantes a dividirem-se em Grupo Turístico e Grupo Desportivo, com os primeiros a visitarem o Fluviário de Mora e os segundos a desafiarem o cronómetro numa experiência de regularidade na zona de Erra, em Coruche.

Antes disso, no entanto, a caravana emoldurou com outro colorido a Tribuna de Honra do Estádio do Jamor, de onde arrancou em direcção a Montargil, local privilegiado para o almoço de encerramento do evento.

Encerrada a primeira edição do Passeio dos Alemães com dupla localização, Luís Cunha, secretário-geral do ACP-Clássicos, mostrou-se bastante satisfeito coma iniciativa:

“Foi um evento fantástico, que permitiu juntar os entusiastas dos automóveis alemães, pela primeira vez no Sul e no Norte do país, de forma separada, num excelente convívio. Replicamos a estrutura que tínhamos montado para o Passeio dos Ingleses e funcionou em pleno”.





Fotos: Press Motorsport

Mercedes-Benz e Porsche em maioria entre alemães Mercedes-Benz e Porsche em maioria entre alemães Reviewed by Auto Vintage on 29.3.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.