Skoda devolve à vida o seu 1100 OHC Coupé


Só duas unidades foram fabricadas do pequeno desportivo checo.


Para assinalar os 120 anos da presença da Skoda no Desporto Automóvel – iniciada no longínquo ano de 1901, ainda com os modelos Laurin & Klement – funcionários do Museu Skoda e do Centro de Protótipos da marca decidiram devolver à vida um desportivo do qual só foram fabricadas duas unidades: o 1100 OHC Coupé.

De linhas ainda hoje muito interessantes, a ideia de criar um automóvel competitivo para as corridas de Resistência em pista, começou na Primavera de 1956, então sob a denominação interna de Projecto 968. No final de 1957, a primeira de duas unidades, então com carroçaria aberta, estava concluída. 

Modelo que ainda hoje pode ser visto no Museu Skoda, em Mladá Boleslav, saindo para a estrada, por vezes, para participar em eventos nacionais e internacionais de automóveis Clássicos.

Em 1959 e 1960, os técnicos da Skoda continuaram a trabalhar no Projecto 968, criando os dois Coupés 1100 OHC, com carroçaria fechada, que é o modelo agora recuperado.

A equipa de restauro começou por recondicionar o chassis e o motor originais e construíram a carroçaria de acordo com a documentação histórica, utilizando tecnologia de ponta e, ao mesmo tempo, técnicas tradicionais para a construção da carroçaria.

Movidos por um pequeno motor de quatro cilindros de 1.100cc, alimentado por dois carburadores, que debitava, como potência máxima, às 7.700rpm, 92 cavalos, os 1100 OHC, uma vez que apenas pesavam 555kg, atingiam como velocidade máxima os 200km/h.

Chegaram a participar em competições entre 1960 e 1962, mas rapidamente foram postos de parte, por terem mudado os regulamentos internacionais que se aplicavam às competições onde a Skoda pensava participar.

Em 1966, uma vez que já não eram utilizados, foram vendidos a clientes privados.

Ambos, todavia, vieram a ficar destruídos em acidentes de estrada. Um deles ardeu e dele apenas se salvou o eixo traseiro, com a caixa de velocidades integrada, que acabou por ser oferecido ao Museu Skoda.

O outro – que deu, agora, a maioria dos componentes para o projecto de reconstrução –, ainda antes do acidente fatal, foi alvo de uma transformação, logo que foi comprado: o proprietário retirou-lhe o motor 1100 OHC e substitui-o por um de um Felicia.

Felizmente, o motor foi mantido, como peça de estudo na Escola Politécnica de Mladá Boleslav, até também ser entregue ao Museu Skoda, que agora o devolveu à vida.

Graças ao facto de os arquivos da marca conservarem toda a documentação técnica referente aos modelos originais e após muitas horas de afincado trabalho, o Skoda 1100 OHC pôde, assim, voltar à vida e rodar, como se pode ver no vídeo que partilhamos de seguida.









Fotos e vídeo: Skoda Media Room 

Skoda devolve à vida o seu 1100 OHC Coupé Skoda devolve à vida o seu 1100 OHC Coupé Reviewed by Auto Vintage on 8.2.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.