Mini assume electrificação dos seus modelos Clássicos


Projecto “Recharged” já tem aplicação na fábrica da marca em Oxford.


A (tão polémica) electrificação de modelos Clássicos volta ao topo das notícias. Depois de sucessivos projectos de transformadores de maior ou menos dimensão, desta feita é uma marca – a Mini – a assumir a transformação dos seus próprios modelos. É o Projecto “Recharged”, que já está a ter aplicação prática na fábrica de Oxford.

Usando o argumento de que “se Alex Issigonis pudesse projectar o Clássico Mini novamente hoje, o icónico carro certamente teria um motor eléctrico, uma vez que o modelo original, apresentado em 1959, foi criado para fazer face à crise do petróleo”, a Mini decidiu dar cunho industrial ao projecto que apresentou há quatro anos.

De facto, foi no Salão de Nova Iorque de 2018 que a Mini expôs pela primeira vez o Mini Recharged, ou seja, a transformação de modelos tradicionais em veículos com propulsão eléctrica.

Ainda sem ter revelado quaisquer preços, a Mini anunciou que as conversões vão ser feitas, para já, exclusivamente na sua fábrica de Oxford, no Reino Unido.

Abdicando do motor de combustão — substituído por uma unidade eléctrica que disponibiliza uma potência máxima de 120cv e que é alimentada por uma bateria de alta voltarem, que permite uma autonomia de aproximadamente 160 quilómetros —, os Mini Clássicos poderão posteriormente regressar à sua configuração original, pois toda a mecânica será catalogada e armazenada pela marca.

Efectuando, de momento, apenas a transformação em veículos destinados a circular na Grande-Bretanha, visualmente a modificação deixa os Mini praticamente com a mesma aparência (excepção feita ao painel de instrumentos), podendo inclusive até a porta para carregamento da bateria ficar no bocal do depósito de combustível.

Segundo o presidente da Mini, Bernd Körber, “o que a equipa de projecto na Grã-Bretanha desenvolveu preserva o carácter do Mini Clássico e permite diversão de condução totalmente eléctrica para os seus fãs. Com o Mini Recharged, estamos conectando o passado com o futuro da marca”.

Uma opinião. Discutível, como todas…








Fotos: Press BMW Group 

Mini assume electrificação dos seus modelos Clássicos Mini assume electrificação dos seus modelos Clássicos Reviewed by Auto Vintage on 26.1.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.