O apelido Mahle é amplamente conhecido pelos amantes da Porsche. Ficaram célebres os componentes desenvolvido por Ernest Mahle para os automóveis da marca germânica. Nem tantos conheceriam o filho de Ernest, Eberhard Mahle, o piloto que deu ao 911 o seu primeiro título internacional.
Eberhard Mahle, nascido em 1933, era, como dissemos, filho de Ernest Mahle, fundador, com o seu irmão Hermann, da Mahle GmbH, que se tornou conhecida pelo desenvolvimento dos primeiros pistões de alto desempenho para os Porsche 356 e, posteriormente, toda uma gama de componentes para a marca.
Começando a sua carreira de piloto aos 21 anos, ao volante de DKW, Eberhard Mahle em 1963 efectuou 210 provas (entre circuitos, rampas e ralis), mas logo a seguir sofreu um grave acidente de kart, que o remeteu ano e meio para o hospital.
Regressou ao volante em 1966, ano em que, ao volante de um 911 conquistou o título europeu de Montanha, dando início ao infindável palmarés do icónico modelo da Porsche.
Na hora de anunciar a morte de Eberhard Mahle a própria Porsche destacou a importância da figura agora desaparecida:
“A notícia de sua morte atinge-nos muito. Os nossos pensamentos estão com sua esposa Karin, a família e os clubes pelos quais Ebs Mahle actuou até à velhice”, disse Achim Stejskal, chefe do Porsche Heritage and Museum.
"Gostaríamos de agradecer-lhe pelos seus sucessos nas corridas e pelas inúmeras contribuições para o Museu, como uma testemunha da história da Porsche”, acrescentou.
Foto: Porsche Newsroom
No comments: