Quantidade e qualidade marcaram Estoril Classics


F. 1 foram o destaque, mas houve muito mais espectáculo para ver no Autódromo.

A presença dos Fórmula 1 no Autódromo foi sem dúvida o ponto alto do Estoril Classics. Longe, porém, de esgotar tudo de bom que passou pela pista portuguesa. Quantidade e qualidade foi algo que não faltou à quinta edição do evento.

Dos GT’s dos anos 60, reunidos na grelha do Sixties’ Endurance – quase tão extensa como a do Iberian Historic Endurance, de também falámos ontem –, com os Selby Cobra ou os Jaguar E, aos Protótipos dos anos 70 e 80 (onde, entre os Lola e os Chevron, marcavam presença os BMW Procar), repartidos por duas grelhas, houve espectáculo em todas as corridas.

Para os mais nostálgicos, terá sido particularmente interessante a corrida do Greatest Trophy, onde abundavam os Ferrari e os Bizzarrini dos anos 60, com um destes (o do belga Christian Bouriez) a terminar no primeiro lugar.

Muito mais recentes, mas também com muitos adeptos, os automóveis da grelha denominada Endurance Racing Legends, que levou para a pista os protótipos da viragem do século, terminando com a vitória da dupla Girardo-Cottingham, que alinharam com o Dallara SP1, com o qual Lamy alinhou nas 24 Horas de Le Mans.

Para os amantes dos Turismo houve também uma interessante grelha, que levou para a pista muitos Ford Escort e Capri e também os BMW 3.0 CSL e 635 CSi.

E tudo isto sem esquecer a corrida reservada aos Porsche 911 de dois litros, equilibrada nas posições abaixo do primeiro lugar, arrebatado pela dupla formada por Mark Sumpter e pelo ex-campeão do BTCC Andrew Jordan.

Na hora do balanço, Duarte Nobre Guedes, do Turismo de Cascais, referiu que este foi “um dos maiores eventos de Clássicos na Europa em 2021”.

E que promete ter futuro: “Todos os anos vamos melhorando o Estoril Classics e este ano batemos todos os recordes. Sempre com o objetivo de viver as memórias que mantêm a identidade de Cascais. Esperamos para o ano, com menores restrições, conseguir fazer ainda mais e melhor”.

O evento espera regressar, naquela que será a 6ª edição, no início de Outubro do próximo ano como começa a ser tradição.

Fotos de Rui Correia 












Quantidade e qualidade marcaram Estoril Classics Quantidade e qualidade marcaram Estoril Classics Reviewed by Auto Vintage on 12.10.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.