O primeiro dia de glória da Scuderia Ferrari


 Primeira vitória na Fórmula 1 faz hoje 70 anos.

14 de Julho, Dia Nacional de França. Em 1951 um dia de festa na Grã-Bretanha, onde se correu o quinto Grande Prémio da época. No final do dia, uma noite de festa em Maranello, celebrando a primeira vitória da Ferrari na Fórmula 1.

Depois de uma primeira época que terminou com o seu melhor piloto, Alberto Ascari, na quinta posição, batido pelos pilotos dos Alfa Romeo e até por um Talbot, a “desforra” da Ferrari só chegou em Silverstone, no final de uma corrida de 90 voltas, num total de 423 quilómetros.

O que viria a ser uma jornada de sonho começou a desenhar-se nos treinos, com José Froilán González a assegurar a pole-position. Ao lado do piloto argentino partiria o seu compatriota (e favorito) Juan Manuel Fangio, ao volante de um Alfa Romeo.

No início da corrida, o talento de Fangio ainda serviu para fazer frente à superioridade de Froilán González, mas com o decorrer da prova a vantagem foi crescendo, acabando a vitória por ficar selada por 51 segundos.

Enzo Ferrari, em tempos um homem da Alfa Romeo – da qual se separou em litígio –, conseguiu a sua “vingança”, embora se diga na sua biografia que esse dia sempre teve um sabor amargo. “Matei a minha mãe”, terá dito a propósito desse dia Enzo Ferrari, que recordou: “Caíram-me lágrimas de alegria, misturadas com lágrimas de tristeza”.

O primeiro dia de glória da Scuderia Ferrari O primeiro dia de glória da Scuderia Ferrari Reviewed by Auto Vintage on 14.7.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.