Debaixo de um sol esplendoroso, com cerca de mil espectadores divididos pelas várias bancadas e zonas reservadas no peão, assistiram às duas corridas do Iberian Historic Endurance disputadas em Jarama. Em ambas, o domínio foi da dupla Jordi Puig-Fernando Navarrete, que estrearam um Ford GT 40.
Com mais de 30 automóveis na grelha, cedo se destacou o recém-adquirido Ford GT40, dos pilotos espanhóis Jordi Puig e Fernando Navarrete, que, depois, fizeram uma prova irrepreensível e dominaram totalmente a corrida.
Assim, a atenção do público foi para a luta seguinte, com três automóveis envolvidos: o Merlyn de Carlos Barbot e os Porsche de Pedro Bastos Rezende e da dupla Jesus Fuster-Alfredo Martinez.
Uma luta fantástica, até ao final, com constantes trocas de posição. Uma luta que se destacou pela intensidade, mas também pelo respeito entre carros e pilotos e que só foi interrompida com um problema mecânico no carro espanhol.
No final, Pedro Bastos Rezende conseguiu terminar a prova com sete décimas de segundo de vantagem sobre o piloto portuense.
Já se aproximava o final do dia quando a segunda corrida recebeu ordem de partida para uma prova de 50 minutos.
Ao melhor espírito de endurance esta segunda prova contou com algumas desistências, que motivaram a entrada do Safety Car. Quem ultrapassou todos esses problemas foi a equipa do Ford GT 40, que assim garantiu a “dobradinha” na prova com um dos carros mais memoráveis e mítico do automobilismo.
Se o vencedor foi o mesmo, pouco mais foi igual. Na segunda posição terminou Carlos Barbot e completaram o pódio Carlos Brízido e João Pina Cardoso, em Porsche 911 3.0 RSR, após uma penalização a Pedro Bastos Rezende, por incumprimento da janela de Pitlane.
O próximo encontro do Iberian Historic Endurance está marcado para Spa, onde se correm as 3 Horas de Spa, a 25 e 26 de Junho.
Foto Race Ready
No comments: