24 Horas de Le Mans de 1951: o início de duas histórias gloriosas


Há 70 anos Jaguar conseguia o seu primeiro triunfo absoluto e a Porsche fazia a sua estreia, com a vitória na classe.

Junho, o mês de Le Mans, caminha para o fim e com isso passam muitas efemérides importantes na História do Automobilismo. Por ser uma data “redonda”, recordamos hoje a edição de 1951 das 24 Horas, que fez ontem 70 anos. Um ano em que a Jaguar venceu pela primeira vez, ao mesmo tempo que a Porsche (que triunfou à classe) fazia a sua estreia.

Interrompidas em 1940, por força da Guerra, as 24 Horas apenas regressaram em 1949, ano em que a Ferrari, com Luigi Chinetti e Peter Michell-Thomson, triunfou pela primeira vez.

Ainda com muita tecnologia pré-Guerra, no ano seguinte o triunfo foi para um Tabot Lago, dando-se a estreia da Jaguar na galeria dos vencedores em 1951, tendo então como pilotos Peter Walker e Peter Whitehead.

Foi essa a primeira de sete vitória da marca britânica, cinco nos anos 50 e mais duas décadas depois, em 1988 e 1990.

Cortando a meta com menos 57 voltas do que o Jaguar nº 20, o pequeno Porsche 356/4 SL Coupé, conduzido por Auguste Veuillet e Edmond Mouche, cumpria integralmente a sua missão: chegava ao final da prova e, mais do que isso, vencia a categoria reservada aos automóveis com menos do 1,1 litros de cilindrada.

Poucos conseguiriam imaginar então, numa Porsche que dava os primeiros passos, que essa era a primeira linha de um palmarés infindável, hoje composto por 19 vitórias à “Geral” e 107 triunfo à classe, que faz da marca germânica aquela que mais êxitos conseguiu até hoje na mítica prova francesa.



O Jaguar da dupla Peter Walker-Peter Whitehead


O Porsche da dupla Auguste Veuillet-Edmond Mouche


Fotos: Porsche Newsroom e Media Jaguar


24 Horas de Le Mans de 1951: o início de duas histórias gloriosas 24 Horas de Le Mans de 1951: o início de duas histórias gloriosas Reviewed by Auto Vintage on 25.6.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.