“Fenómeno” da prova italiana alarga-se ao mundo árabe, com novo evento nos Emiratos.
O Automobile Club di Brescia, com a colaboração da Comune di Brescia e da Regione di Lombardia acaba de avançar com a candidatura das 1000 Miglia a Património Cultural Imaterial da Humanidade. E, ao mesmo tempo que o evento fica a aguardar a aprovação da UNESCO, anuncia-se que vai ter uma versão árabe, nos Emiratos Árabes Unidos.
Aquele que é hoje o maior Rali de Regularidade do Mundo – cuja edição deste ano tem lugar de 16 a 19 de Junho, contando à partida com uma equipa portuguesa – assume-se cada vez mais como um “fenómeno” global, não sendo portanto surpreendente a candidatura agora anunciada.
Normalmente com participantes provenientes de mais de 40 países, dos cinco continentes, a versão italiana das 1000 Miglia são hoje um Rali de Regularidade evocativo da prova de Velocidade que se realizou entre 1927 e 1957.
Mas, não se ficam por aqui, uma vez que a marca “1000 Miglia” já se alargou a eventos idênticos no Japão – com a La Festa Primavera –, nos Estados Unidos – as 1000 Miglia Warm Up USA – e, como agora acaba de ser anunciado, nos Emiratos Árabes Unidos, com a realização da primeira edição da 1000 Miglia Experience UAE 2021.
Esta última terá lugar de 5 a 9 de Dezembro e será aberta a 100 equipas, distribuídas por participantes repartidos por três categorias: viaturas contemporâneas com as 1000 Miglia originais, Pós-1000 Miglia (reservada a desportivos e GT’s fabricados entre 1958 e 1971) e Supercar (para supercars e hypercars actuais, tão do agrado dos proprietários árabes).
Este novo evento está incluído nas celebrações dos 50 anos dos Emiratos, fundados a 2 de Dezembro de 1971.
No comments: