Duesenberg superou concorrência da Ferrari


Model J “Disappering Top” Torpedo, do fabricante norte-americano, foi a estrela do leilão da RM/Sotheby’s.

No regresso aos leilões em sala, em Amelia Island, a RM/Sotheby’s até vendeu por preços elevados os Ferrari que tinha em catálogo. Mas nada que se aproximasse do valor atingido por um Duesenberg Model J “Disappeering Top” Torpedo, de 1929, disputado entre dois licitadores e que foi vendido por quase seis milhões de dólares.

Já se sabia que o Duesenberg com carroçaria criada por Walter M. Murphy – o mais célebre carroçador dos Duesenberg, com instalações em Pasadena, na California –, com o então inovador esquema de “esconder” a capota (daí o nome “Disappering Top”),  prometia ser um dos mais valiosos do leilão de Amelia Island. No entanto, o resultado obtido surpreendeu tudo e todos.

Falar deste automóvel, o chassis nº 2199, é contar uma história de milhões. Desde o seu início…

Um dos seis que Walter M. Murphy fabricou, o “Disappearing Top” Torpedo foi feito originalmente por encomenda de David Gray, de Santa Barbara.

Gray (e aqui começa a tal história de milhões) era filho de John Gray, que em 1903 decidiu investir 10.500 dólares na empresa de um “tal” Henry Ford. Ford, como se sabe, vingou e em 1919 comprou a Gray a participação que este tinha no seu negócio, por 26 milhões de dólares.

Dinheiro não faltava, portanto, aos Gray para encomendarem um automóvel tão exclusivo, que, depois, ao longo de décadas, foi mudando várias vezes de mãos.

O penúltimo capítulo da história deste Model J “Disappearing Top” Torpedo escreveu-se em 2016, ano em que a mesma RM/Sotheby’s o levou a leilão, no Arizona, tendo sido então vendido por três milhões de dólares.

É esse mesmo automóvel vermelho (sim, em 2016 ainda estava pintado de encarnado) que agora volta a ser notícia. Quem o comprou solicitou à RM Auto Restoration um restauro completo.

E foi aí que, ao pesquisar a história do automóvel, se chegou à conclusão que a sua carroçaria original, como foi entregue a David Gray, apresentava-se exibindo todo o alumínio em que fora construída.

Foi assim que ele se exibiu agora em Amelia Island, onde dois potenciais compradores lutaram por ele até aos 5,2 milhões de dólares. A licitação final atingiu os 5.725.000 dólares, o equivalente a 4,7 milhões de euros.

Um valor elevado – em catálogo, o valor estimado estava entre os 3,5 e os 4 milhões de dólares –, para um modelo daquela que é considerada a marca norte-americana mais valiosa. Mas, apesar de tudo, muito longe do Duesenberg mais valioso, o SSJ, de 1935, que a Gooding & Co. vendeu em 2018 por 22 milhões de dólares. 

Duesenberg superou concorrência da Ferrari Duesenberg superou concorrência da Ferrari Reviewed by Auto Vintage on 25.5.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.