Mazda MX-5 Miata: “a star is born”

 


A 10 de Fevereiro de 1989, no Salão de Chicago, foi apresentado um futuro “campeão”.


A 10 de Fevereiro de 1989 (faz hoje precisamente 32 anos), no Salão de Chicago, a Mazda apresentava um novo modelo. Chamava-lhe então Miata e assim nascia, aos olhos do público, um campeão de vendas, que hoje já é um Clássico.

Aquele que na Europa conhecemos como Mazda MX-5 (no Japão Eunos Roadster), na sua primeira geração de código interno NA, apenas foi apresentado uma década depois de ter surgido a ideia de o fabricar.

Terá sido o jornalista norte-americano Bob Hall quem sugeriu ao então director técnico da Mazda, Kenichi Yamamoto, em Fevereiro de 1979, a criação de um roadster, que desse continuidade à herança britânica, de modelos como o Triumph Spitfire, o Lotus Elan ou o MG B.

A criação na California, em 1981, de um terceiro estúdio de design da Mazda – paralelo aos estúdios de Tóquio e de Hiroshima – foi um passo decisivo, tal como a nomeação de Yamamoto, em Maio de 1983, para “Managing Director” da Mazda.

Os primeiros projectos começaram a ganhar forma em 1984 e em 1988 foram fabricadas as 12 primeiras unidades de pre-produção, que foram mostradas a jornalistas norte-americanos em Abril de 1988.

Até que voltamos à data de 10 de Fevereiro de 1989, quando, no Salão de Chicago, a Mazda apresentou oficialmente o Miata.

Com um preço (muito convidativo) de menos do que 14 mil dólares, a marca aceitou encomendas para entregar os primeiros modelos norte-americanos a partir de Maio de 1989, agendando a entrada no mercado japonês para 1 de Setembro do mesmo ano e apenas para 1990 no mercado europeu.

Hoje, volvidos 32 anos e quatro gerações, o Mazda MX-5 tornou-se no mais popular roadster de dois lugares mais populares de sempre, com vendas acumuladas de mais de um milhão de unidades.


Foto: Mazda Newsroom

Mazda MX-5 Miata: “a star is born” Mazda MX-5 Miata: “a star is born” Reviewed by Auto Vintage on 10.2.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.