Kaiser-Darrin 161 Roadster: pioneiro da fibra de vidro


Inovador modelo norte-americano dos anos 50 foi à época um desastre comercial.

Um Kaiser-Darrin Roadster, de 1954, consta do catálogo do leilão “Open Roads” da RM/Sothebys que actualmente está a decorrer. Esse facto e também uma notícia de ontem fazem-nos visitar este que foi o pioneiro da construção em série de um automóvel com carroçaria em fibra de vidro.

Na verdade (voltando à notícia de ontem) Bruce Meyers e os seus “Buggy” acabaram por ser, nos anos 60, os “campeões” da fibra de vidro. No entanto, essa história tem vários capítulos anteriores.

Patenteada pela primeira vez ainda no século XIX, a fibra de vidro apenas se tornou um produto de uso industrial civil após o final da II Guerra Mundial.

Aliás, foi logo no ano imediato à assinatura do Armistício que, em Detroit, apareceu o protótipo Stout Scarab, com carroçaria totalmente em fibra, e que é também considerado primeiro modelo de uma minivan.

Um outro exemplar pioneiro – que também não chegou ao fabrico em série – foi o Glasspar G2, de 1949, construído por Bill Tritt, que acabaria por produzir carros… para a Disneylândia da California.

Até que se chegou a Novembro do ano de 1952, quando, no Motorama de Los Angeles, foi apresentado pela primeira vez o Kaiser-Darrin 161, mais tarde denominado Roadster.

Resultante da conjugação de esforços de um industrial – Henry J. Kaiser, fundador da Kaiser Motors – com um designer – Howard “Dutch” Darrin – o Kaiser-Darrin era um roadster de linhas muito inovadoras (destacando-se pelas suas portas deslizantes), movido por um pouco potente motor Willys, com a qual a Kaiser Motors acabava de se fundir.

Antecedendo, na apresentação, o Chevrolet Corvette, o Kaiser-Darrin, que era mais caro do que aquele, acabou por ser um desastre comercial.

Ao fim de um ano só tinham sido fabricadas 435 unidades e Henry J. Kaiser mandou interromper a sua produção. Ao que se diz, feliz com o negócio só ficou a sua esposa, Alyce, que tinha um automóvel ao seu gosto.

“Dutch” Darrin, por seu turno, terá ficado com 100 unidades que não foram vendidas, para lhes montar motores Cadillac V8.

Teria sido uma solução, mas nessa altura já era tão forte a fama de pouco potente do Kaiser-Darrin que o mercado não os quis.

Hoje são uma raridade e o modelo que está a ser leiloado pela RM/Sothebys tem uma valor estimado entre 170 e 180 mil dólares.

Kaiser-Darrin 161 Roadster: pioneiro da fibra de vidro Kaiser-Darrin 161 Roadster: pioneiro da fibra de vidro Reviewed by Auto Vintage on 23.2.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.