Bruce Meyers (1926-2021)

 


Faleceu o criador do “Buggy” original.


Bruce Meyers, nascido a 12 de Março de 1926, foi notícia em Novembro passado. Aos 94 anos decidira vender a Meyers Manx, a empresa que criou nos anos 60 e que a partir de 1964 começou a transformar modelos Volkswagen nos “Buggy”. Hoje, infelizmente, volta a ser notícia, pelo seu falecimento.

Padecendo de uma doença rara do foro oncológico, Meyers faleceu na “sua” California, onde foram criados os primeiros “Buggy”, que depois viriam a tornar-se um fenómeno global.

Foi Meyers quem teve a ideia de montar uma carroçaria realizada em uma só peça de fibra de vidro sobre o chassis e a mecânica do popular Volkswagen Carocha.

A ideia não só foi um sucesso imediato na Califórnia da década de 60, como também deu origem a toda uma indústria global, a dos veículos de fibra de vidro criados sobre chassis já existentes.

Particularmente importante para a difusão do “Buggy” foi o aparecimento de um desses modelos no filme, de 1968, “The Thomas Crown Affair”, tendo ao volante o actor Steve McQueen.

Embora Bruce Meyers sempre tenha sido reconhecido como o criador original do modelo e a sua empresa, a Meyers Manx, um dos fabricantes mais reputados e célebres deste tipo de veículos, a verdade é que desde muito cedo teve que enfrentar inúmeros concorrentes, pois cometeu o erro de não patentear devidamente o modelo. Assim, qualquer um era capaz de fabricar e comercializar “Buggys” praticamente idênticos aos da Meyers Manx.

Uma das últimas aparições de Bruce Meyers foi precisamente no âmbito da apresentação do Volkswagen ID Buggy. Uma reinterpretação moderna do Dune Buggy sobre a plataforma eléctrica da marca alemã, que foi apresentado no Salão de Genebra de 2019. Um modelo muito atraente que em princípio seria fabricado em série, mas que acabou por ser cancelado.

Em reconhecimento do peso histórico do “Buggy”, em 2014, o modelo original, conhecido como “Big Red”, foi o segundo automóvel (depois do Shelby Cobra Daytona Coupé) a ser incluído pela Historic Vehicle Association na restrita lista do National Historic Vehicle Register.

Bruce Meyers (1926-2021) Bruce Meyers (1926-2021) Reviewed by Auto Vintage on 22.2.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.