Toyota volta a fabricar peças para o 2000 GT



Nipónicos também descobriram o mercado dos Clássicos.


À semelhança do que têm vindo a fazer outros construtores, também a Toyota descobriu agora o mercado dos Clássicos. Acaba de começar a fabricar peças para o mítico 2000 GT.
Tal como já tinha antecipado no ano passado Shigeki Tomoyama, o presidente da Toyota Gazoo Racing, o departamento de competição do construtor nipónico, a Toyota deu início ao GR Heritage Parts Project, ou seja, o fabrico de peças de reposição para modelos Clássicos, a começar pelo mítico desportivo 2000 GT, comercializado entre 1967 e 1970, e do qual foram fabricadas 337 unidades.
Criado em colaboração com a Yamaha, o Toyota 2000 GT, hoje avaliado em um milhão de euros ou mais, foi desenvolvido sob a orientação de Shoichi Saito, que ao anunciar o projecto disse: “Não vamos produzir apenas um 2000GT, vamos criar o melhor carro do mundo”.
Em 1965, após um ano do início do projecto, a visão de Saito tornou-se realidade, com a apresentação do protótipo “280 A1” no Salão Automóvel de Tóquio.
Quando foi lançado, apresentou-se com o seu design único, a começar pelos seus faróis escamoteáveis, culminar de uma zona frontal inconfundível, de um conjunto marcado por linhas curvas.
Sob o enorme capot, um motor notável, de seis cilindros em linha, com 2.0L, que debita 150cv, alcançando uma velocidade máxima de 220km/h.
Uma raridade, tornou-se (ainda mais) famoso por aparecer ao lado de Sean Connery, em 1967, no filme de James Bond “You only live twice”.
O Toyota 2000 GT chegou e desafiou então os melhores carros europeus, mostrando o melhor que a Toyota tinha para oferecer. Agora, com a aposta nas peças criadas pela própria marca – à semelhança, aliás, do que também começou a fazer a Nissan, através da Nismo Heritage Parts – a Toyota volta a colocar-se no mesmo pé que os históricos construtores europeus, como a Jaguar, a Porsche ou a Mercedes, ou seja, começa a fornecer peças para os seus Clássicos.

Foto: Toyota Heritage
Toyota volta a fabricar peças para o 2000 GT Toyota volta a fabricar peças para o 2000 GT Reviewed by Auto Vintage on 10.7.20 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.