13 de Maio de 1950: o arranque da F. 1



Farina dominou completamente o Grand Prix d'Europe, a primeira prova do "Mundial", disputada em Silverstone.


Há 70 anos, o dia 13 de Maio de 1950 foi um sábado. Apesar disso, foi nessa data que teve lugar, na pista de Silverstone, o primeiro Grande Prémio de Fórmula 1, Giuseppe Farina, ao volante de um Alfa Romeo 158, dominou toda a prova. Oficialmente denominado Grand Prix d'Europe, ficaria para a história como o primeiro G.P. da Grã-Bretanha.
Contando com 21 automóveis à partida, para uma prova que teve 329 quilómetros, resulantes das 70 voltas ao circuito de 4,7km, os Alfeta 158, criados ainda antes da Guerra, apresentavam-se como os favoritos.
Esse estatuto foi desde logo confirmado por Farina nos treinos cronometrados nos quais garantiu a pole-position, tendo a seu lado mais dois Alfa, o de Fagioli e o de Fangio, ou sejam, os três pilotos de fábrica.
Estabelecendo, também, a volta mais rápida durante a prova, Farina venceu com 2,6 segundos de vantagem para o seu compatriota Fagioli, tendo completado o pódio o britânico Parnell (também num Alfa, só mudando para a Maserati mais à frente nessa época).
Farina terminaria a época como o primeiro campeão do Mundo de Fórmula 1 (com três pontos a mais do que Fangio) e o Alfa 158 entraria na história como um automóvel mítico, ao qual, aliás, a marca dedicou o episódio de hoje da série "Storie Alfa Romeo".
Foi aliás a Alfa Romeo quem disponibilizou as fotos que se seguem, que são desse episódio.

Veja-as e também o vídeo que resume a prova.





13 de Maio de 1950: o arranque da F. 1 13 de Maio de 1950: o arranque da F. 1 Reviewed by Auto Vintage on 13.5.20 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.