Turin celebra o design italiano



Cisitalia 202 Coupé Pininfarina é a vedeta do salão que começa amanhã.


Se muito entusiastas, nomeadamente portugueses, já estão em contagem decrescente para a Retromobile de Paris (de 7 a 11 de Fevereiro), certo é que o primeiro grande salão internacional tem lugar já esta semana, quando, amanhã, abrir as suas portas a 38ª edição do Automotoretrò de Turin.
Com cerca de 1.200 expositores, os destaques do certame vão para a presença da FCA Heritage e para a mostra organizada pelo Automotoclub Storico Italiano (ASI), dedicada a celebrar os 90 anos da Pininfarina.
A vedeta do certame – uma vez que o ASi celebrará o design italiano, com Pinifarina em Turin e Bertone em Paris – será o Cistalia 202 Coupé, de 1947, o primeiro automóvel a fazer parte da colecção permanente do MoMA, de Nova Iorque, como exemplar único da Arte Moderna.
O Cisitalia repartirá as atenções com dois modelos Alfa Romeo, levados até aos pavilhões da Lingotto Fiere pela mão da FCA Heritage: o 24 HP, de 1910 (o primeiro automóvel fabricado pela casa milanesa, faz agora 110 anos) e o 6C 1500 SS, de 1928, vencedor da última edição das Mille Miglia.

Menos vistoso – mas também ali pela mão da FCA Heritage – no salão de Turin também marcará presença um Fiat Panda 30, de 1980, em exposição para assinalar o 40º aniversário do modelo.
Turin celebra o design italiano Turin celebra o design italiano Reviewed by Auto Vintage on 29.1.20 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.