Parabéns Mazda



Empresa japonesa faz hoje 100 anos… embora só tenha começado a fabricar automóveis em 1960.

Foi no dia 30 de Janeiro de 1920 que, em Hiroshima, foi criada a Toyo Cork Kogyo Company, Ltd.. Como a própria denominação indicava, tratava-se de uma empresa do sector da cortiça, que em 1931 apresentou o seu primeiro veículo, um triciclo. Só em 1960 nasceu o primeiro automóvel Mazda, o R360.
Foram bastante acidentadas as primeiras décadas da Mazda. Criada, como dissemos, como uma empresa de fabrico de produtos em cortiça, em 1921 apresentava sérios problemas financeiros, sendo salva da falência pela banca, que designou Jujiro Matsuda como novo gerente.
À nova direcção da empresa ficou a dever-se uma alteração da actividade, que se virou para o fabrico de máquinas, chegando ao mundo motorizado em 1931, ano em que foi lançado o Mazda-Go, um triciclo de carga, que se apresentava com o logotipo… da Mitsubishi, uma vez que era esta quem distribuía os veículos.
Apenas em 1936 apareceram os primeiros Mazda-Go com o logotipo da Mazda, que entretanto se viu envolvida no turbilhão da II Guerra Mundial.
Reerguendo-se depois do Armistício, apenas em 1960 surgiu o primeiro automóvel, o pequeno R360, um coupé de dois lugares, movido por um motor de 356cc, suficientes para debitarem força para mover um conjunto que pesava apenas 380kg.
Com um crescimento assinalável nas décadas seguintes, a Mazda veio a ficar conhecida pela utilização de soluções técnicas pouco comuns – em especial a utilização dos motores rotativos, Wankel – modelos únicos, como o ainda hoje belo Cosmo e o campeão de vendas MX-5/Miata, e, até, pela vitória nas 24 Horas de Le Lans de 1991.
Esse triunfo em Le Mans ilustra bem o carácter da Mazda: tendo feito a sua estreia na prova francesa em 1974, foi tentando sucessivamente chegar ao triunfo. Só o conseguiu à 13ª tentativa, em 1991. Mas, nesse dia, ganhou a "coroa" de ter sido o primeiro construtor japonês a vencer em Le Mans.
Parabéns Mazda Parabéns Mazda Reviewed by Auto Vintage on 30.1.20 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.