Faleceu um dos "Mosqueteiros" que deram o título mundial à Alpine-Renault.
Tal como na obra de Dumas, os Três Mosqueteiros da Alpine-Renault também era quatro: Jean-Pierre Nicolas, Bernard Darniche, Jean-Claude Andruet e Jean-Luc Thérier. Há quem diga que este último era o mais talentoso. Faleceu ontem, antes de completar 74 anos.
Com as suas vitórias na Acrópole, San Remo e em Portugal, no ano de 1973 (o primeiro em que foi atribuído o título de Construtores), Jean-Luc Thérier foi decisivo para o título mundial da marca francesa.
Na altura já levava sete anos de ralis, tendo feito a estreia em provas internacionais na Volta à Córsega, ao volante de um Renault 8 Gordini.
Os seus dotes raros de piloto – ainda mais notáveis quando se sabia que detestava treinar… – valeram-lhe a inclusão na equipa oficial da Alpine-Renault, à qual se manteve ligado até 1975.
Mudou depois para a Toyota (sem grande êxito), com uma ligação que se prolongou até 1981, ano em que começou a disputar algumas provas (nomeadamente o Rallye de Portugal) ao volante de um dos Porsche dos irmãos Alméras.
Na recta final da sua carreira regressou ao volante de modelos Renault, nomeadamente o 5 Turbo, que levou à vitória no Rallye National Jeanne d'Arc, em 1984. Foi o seu último triunfo.
Jean-Luc Thérier (1945-2019)
Reviewed by Auto Vintage
on
31.7.19
Rating:
No comments: