770K Grosser em leilão




Mercedes-Benz criado para Adolf Hitler procura o seu oitavo proprietário.


Já lhe chamaram "o automóvel maldito", mas isso não se deve às suas características enquanto máquina, mas sim ao seu primeiro utilizador. O Mercedes-Benz 770K Grosser Offener Tourenwagen, de 1939, feito para Adolf Hitler, está de regresso ao mercado, fazendo com que se volte a falar desta imponente máquina, um dos melhores exemplos da produção automóvel.
Segundo a documentação existente – e ela é abundante, segundo a Worldwide Auctioneers, que leiloará o automóvel a 17 de Janeiro, nos Estados Unidos – quem desenhou a encomenda feita à Mercedes-Benz foi Erich Kempka, oficial da SS, que a partir de 1934 passou a ser o motorista oficial de Hitler.
Expoente máximo da indústria alemã da época, o 770K Grosser, nesta configuração, com os seus imponentes seis metros de comprimento e dois metros de largura, era movido por um enorme motor de oito cilindros em linha, de 7,7 litros, dotado de compressor volumétrico.
Acabado com as especificações solicitadas por Kempka (nomeadamente em matéria de blindagem), pesa cinco toneladas, que os mais de 200 cavalos do enorme motor permitiam levar até à velocidade máxima de 180km/h.
Ao serviço de Hitler de 1939 a 1941. Dois anos mais tarde voltou à fábrica, para uma revisão, e por lá terá ficado até as instalações terem sido tomadas pelos Aliados.
Daí para cá, sabe-se que já esteve em sete mãos diferentes – uma variedade de proprietários, que vai de uma associação de mães de soldados mortos na Guerra a um anónimo coleccionador russo, passando por um casino de Las Vegas.
Voltará agora a procurar novo proprietário, mas, como é habitual com tudo o que tem a ver com o líder nazi, levantaram-se vozes contra o negócio, ao ponto de a Worldwide Auctioneers anunciar que 10% do valor da venda (que se estima ultrapasse os sete milhões de dólares) reverterá para acções de educação sobre o Holocausto.


Foto: Worldwide Auctioneers
770K Grosser em leilão 770K Grosser em leilão Reviewed by Auto Vintage on 26.12.17 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.