Exposição no Autoworld Museum de Bruxelas abre amanhã.
De amanhã e até dia 21 de Abril, o Autoworld Museum de Bruxelas será palco da exposição temporária “Rally Legends – From Dust to Glory”, que celebra a emocionante história do Campeonato Mundial de Ralis.
Do Alpine-Renault A110 ao Hyundai i20 WRC de Thierry Neuville – piloto que marcará presença na inauguração –, passando por todas as outras máquinas que escreveram a história de mais de 50 anos, são inúmeras as máquinas que se poderão contemplar no Palais Mondial.
Particular destaque merecerão os representantes da Lancia – levados até à capital belga pelo próprio Heritage Hub da Stellantis, de Turin, onde usualmente estão expostos –, o Stratos Grupo 4 Alitalia, de 1974, que este ano celebra o 50º aniversário do Campeonato Mundial de Ralis, e o Delta HF Integrale Grupo A, de 1992, o carro que fez milhões de entusiastas sonharem.
A presença em “força” da Lancia não deve surpreender, uma vez que é a marca que até hoje soma maior número de títulos – dez – superiorizando-se à Citroën e à Toyota, que actualmente somam oito vitórias.
Já depois do seu passado glorioso nos desporto automóvel, com uma vitória nas 1000 Miglia, duas na Targa Florio e uma na Carrera Panamericana, a Lancia cimentou a sua glória no “Mundial” de Ralis.
Primeiro, nos anos 70, com os Stratos, que permitiram os títulos de 1974, 1975 e 1976, depois tendo continuidade com o 037 (em 1983) e ainda, de 1987 a 1992 com as sucessivas versões do Delta.
Modelos como o o Fiat 131 Abarth e o Ford Escort RS1800, o revolucionário Audi Quattro e o Peugeot 205 T16, os Toyota Celica, Corolla e GR Yaris, assim como o Subaru Impreza e o Mitsubishi Lancer Evolution, sem esquecer o Citroën C4 e o VW Polo R também estarão em exposição no Autoworld, permitindo uma visão geral do que ao longo dos anos tem sido o WRC.
Foto: Media Stellantis

No comments: