Os Andretti estão em festa: Mario faz hoje 85 anos

Campeão do Mundo de F. 1 e vencedor da 500 Milhas de Indianapolis, deu origem a uma linhagem de pilotos.

Os Andretti estão hoje em festa. Mario, o decano da dinastia de pilotos com o seu apelido, campeão do Mundo de Fórmula 1 em 1978, faz hoje 85 anos.

Nascido em plena Guerra, a 28 de Fevereiro de 1940, na (então) Ístria italiana – mais exactamente em Montona, hoje Motovun, na Croácia – Mario Gabrielle Andretti começou por ter uma vida bem agitada. Em 1948, A família exilou-se na cidade italiana de Ancona, onde Mario teve os primeiros contactos com as corridas.

Tinha 15 anos quando todos os Andretti emigraram para os Estados Unidos, não tardando muito para que o Automobilismo viesse a regressar à sua vida.

Tendo um irmão gémeo, Aldo, ambos prepararam um automóvel para as corridas de Stock Cars, que começaram a disputar na cidade de Nazareth, onde se tinham radicado.

Com 24 anos naturalizou-se norte-americano, cerca de um ano antes da sua primeira vitória importante, já em monolugares, no Hoosier Grand Prix, semanas antes da estreia nas 500 Milhas de Indianapolis, onde terminou no terceiro lugar, vencendo na oval mais conhecida do Mundo em 1969.

Ainda antes, no G.P. dos EUA de 1968, fez a sua estreia na Fórmula 1, “apresentando-se” com a pole-position em Watkings Glen.

Passando os anos seguintes repartindo-se entre as corridas norte-americanas e a Fórmula 1, pilotando para a March, Lotus e Ferrari, seria ao volante de um dos automóveis de Maranello, no G.P. da África do Sul de 1971, que conquistaria a primeira das 12 vitórias em grande prémio da sua carreira.

Apenas disputando um Campeonato do Mundo completo a partir de 1975 (pela Parnelli), em 1976 mudou-se para a Lotus, pela qual viria a ser campeão mundial, em 1978.

Fazendo o seu último grande prémio (de total de 128) em 1982, Mario Andretti continuou a correr nos Estados Unidos, conquistando mais vitórias e títulos, terminando a carreira com três campeonatos da USAC, um da CART, uma vitória nas 500 Milhas de Indianápolis e um campeonato mundial de F. 1.

Andretti, porém, só arrumaria o capacete em 2003, quando foi protagonista de um violento acidente, numa sessão de testes com o carro do seu filho Michael.

Michael que faz parte do maior triunfo de Mario Andretti: o ter dado origem a uma linhagem de pilotos, com o seu filho, o seu sobrinho John e os seus netos Marco e John.

Tendo marcado presença, há dias, na cerimónia dos 75 anos da Fórmula 1 (na imagem), Mario Andretti deverá voltar no próximo ano às boxes do “Circo”, uma vez que é hoje o principal conselheiro da equipa Cadillac, que deverá estrear-se no “Mundial” de 2026.

Os Andretti estão em festa: Mario faz hoje 85 anos Os Andretti estão em festa: Mario faz hoje 85 anos Reviewed by Auto Vintage on 28.2.25 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.