"Driving home for Christmas"



Um milagre de Natal na origem do"hit" de todos os amantes de automóveis.


Está no "Top Ten" das músicas de Natal de todos os tempos e foi composta por um "petrohead", Chris Rea. "Driving home for Christmas" é a música natalícia de quem gosta de automóveis e tem ainda a particularidade de ter sido criada no interior de um… Austin Mini.
Como o próprio já contou, na quadra natalícia de 1978 Chris Rea era um ainda desconhecido músico de rock, que acabava de ver a sua editora comunicar-lhe que ia denunciar o contrato, por o seu primeiro single não vender.
Vivendo na sua cidade Natal, Middlesbrough, Chris Rea (católico, filho de pai italiano e mãe irlandesa) pediu à sua mulher que o viesse buscar. Ela chegou passadas umas horas, com o seu pequeno Austin Mini e, com as 220 libras que ainda tinham, fizeram-se à estrada.
Não tardaram a parar nas longas filas de trânsito, travado por um forte nevão. Brincando com a situação, o músico começou a cantar "We’re driving home for Christmas …".
A viagem demorou tanto tempo que quando chegaram a casa, cerca das três da madrugada, a canção estava todo escrita. Fazia frio, no exterior e no interior da habitação vazia. De novo apenas uma carta, remetida dos Estados Unidos: comunicavam-lhe que o single "Fool (If You Think It's Over)" entrara no "Top Ten" norte-americano e anexavam um cheque de 15.000 libras.
A partir daí a carreira de Chris Rea disparou, sendo o futuro de "Driving home for Christmas" também fora do comum. Ainda antes de ser um disco, foi um vídeo-clip produzido na Holanda e só anos depois, em 1986, incluída num álbum.
Também à custa desta música, Chris Rea pode realizar muitos dos seus sonhos, em especial os que lhe advinham das histórias de corridas que lhe contava o pai.
Proprietário de vários Ferrari e Lotus (sendo o seu automóvel do dia-a-dia um Caterham), com eles correu em Monza ou em Goodwood (na imagem), levando a sua paixão pelos automóveis ainda mais longe, ao conseguir trabalhar nas boxes da Jordan no G.P. do Mónaco de 1995.
Foi por essa altura que conheceu alguém especial: Ayrton Senna, em memória de quem escreveu a canção "Saudade".

Contada a história, voltamos no dia 26. Até lá, para todos os nossos leitores, votos de um Feliz Natal e ouçam a "nossa" canção de Natal.


"Driving home for Christmas" "Driving home for Christmas" Reviewed by Auto Vintage on 22.12.17 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.