Autor de “Driving Home For Christmas” (e grande apaixonado pelos automóveis) faleceu hoje.
Chris Rea, o autor do “hit” de Natal favorito dos apaixonados pelo Automóvel (como também era seu caso) faleceu hoje. Partiu em paz e deixou-nos para sempre o seu “Driving Home for Christmas”.
Nascido em Middlesbrough, a 4 de Março de 1951, filho de pai italiano e mãe irlandesa, que, naturalmente, lhe deram uma educação católica, escreveu “Driving Home for Christmas” há 47 anos, quando a mulher o foi buscar a Londres.
Na altura inibido por um ano de conduzir, Rea (de seu nome completo Christopher Anton Rea), no interior de um Austin Mini MK1, aproveitou as longas horas da viagem para escrever a célebre música natalícia.
A canção esteve longe de ser um êxito imediato. Antes de ser lançada em disco, foi apresentada pela primeira vez, na Holanda, num pioneio um vídeo-clip (no final do texto).
Só dois anos depois do lançamento saiu em disco, demorando largos anos até chegar ao “top ten” de vendas (só foi nº 1 em 2021) e se tornar popular.
Com uma vida marcada por problemas de saúde – há 41 anos superara um cancro no pâncreas e em 2016 sofreu um AVC –, tinha sido hospitalizado há poucos dias, por motivos não revelados.
A notícia da morte foi avançada por um porta-voz da família, em declarações à BBC: “É com imensa tristeza que anunciamos a morte do nosso amado Chris. Morreu tranquilamente no hospital, esta manhã, após uma breve doença, rodeado pela sua família”, lê-se num comunicado assinado pela mulher e pelas duas filhas.
Há, apenas, cinco dias Chris Rea fez uma publicação na sua página oficial de Facebook, legendado uma imagem de um um sinal da auto-estrada que dizia precisamente “Driving Home For Christmas”: “Liguem os vossos motores. A contagem regressiva para o Natal começou oficialmente”.
Ontem fez mais uma publicação, escrevendo: “Se é um Natal branco, esperemos que a viagem seja tranquila”.
Grande adepto do Automobilismo (correu por várias vezes no Goodwood Revival), Chris Rea fez nas suas canções muitas referências aos automóveis e à condução. Em 1994, gravou o tema "Saudade", tributo a Ayrton Senna, que morreu naquele ano.
Por ser, como aqui já o assumimos, a música de Natal preferida aqui na Auto-Vintage, por duas vezes – ver https://www.auto-vintage.net/2017/12/driving-home-for-christmas.html e https://www.auto-vintage.net/2019/12/driving-home-for-christmas.html – foi a “eleita” para desejarmos Boas Festas aos que nos seguem.
Imagem: Mini
Reviewed by Auto Vintage
on
22.12.25
Rating:

No comments: