Partiu um dos maiores mestres do design automóvel, pai de modelos como o Lamborghini Miura ou o Lancia Stratos.
Faleceu Marcello Gandini, um dos maiores mestres do design automóvel. Com uma carreira de mais de meio século, deixou-nos automóveis de linhas imortais, como o Lamborghini Miura ou o Lancia Stratos.
Nascido em Turim, a 28 de Agosto de 1938, Gandini candidatou-se aos Estúdios Bertone, mas a sua admissão foi travada pelo então chefe do gabinete, Giorgetto Giugiaro.
Dois anos mais tarde, quando Giugiaro se mudou para a Ghia, Nuccio Bertone contratou Gandini, que deu então início a uma carreira de 14 anos na empresa.
Sendo o design do Miura um marco importante – na vida de Gadini e da História do Automóvel – foi apenas a primeira de uma incontável lista de criações.
Ainda no âmbito da Bertone e também para a Lamborghini, desenhou (entre outros) o Countach e o Diablo, deixando a sua marca, também, em modelos como o Lancia Stratos, o Ferrari Dino 308/GT4, o Fiat X1/9, o Alfa Romeo Montereal, para já não falar nos concept Alfa Romeo 33 Carabo, Lamborghini Marzal ou Lancia Stratos Zero.
E também automóveis de grande série, como a primeira geração do VW Polo, a primeira do BMW Série 5, o Innocenti Mini e o Renault Supercinco.
Após sair da Bertone, Gandini trabalhou em nome individual, tendo criado, entre outros, a estética do Citroën BX e também a do Bugatti EB110.
Enfim, como dissemos, uma infindável lista, de um dos um dos maiores mestres do design automóvel.
Para alguns, o maior…
No comments: