Iberian Historic Endurance repete “1000km Trophy”

Troféu destinado a premiar o piloto que percorre o maior número de quilómetros ao longo da época.

À semelhança dos anos anteriores, o Iberian Historic Endurance vai a atribuir em 2024 o “1000km Trophy”, o troféu que premeia o piloto ou equipa que percorrem o maior número de quilómetros ao longo da época.

Introduzido pela primeira vez em 2019, o “1000km Trophy” não pretende destacar o piloto mais rápido em pista, mas sim o conjunto piloto-carro-equipa que maior consistência e fiabilidade demonstram ao longo da temporada desportiva, premiando assim aquele que percorrerá o maior número de quilómetros competitivos ao longo da época.

José Manuel Carvalhosa foi o vencedor do “1000km Trophy” na pretérita temporada, ao superar o seu colega de equipa e vencedor deste mesmo troféu em 2022, Piero dal Maso.

Com 284 voltas completadas ao longo da temporada, José Manuel Carvalhosa, que tripulou um Porsche 911 SWB, mas também conduziu um Alfa Romeo GTAm em Spa-Francorchamps, levou a melhor sobre Piero dal Maso, que conduziu um Porsche 911 SWB, por apenas quatro voltas naquela que foi uma “dobradinha” da dupla da Garagem João Gomes.

O terceiro classificado foi Paulo Lima, que no ano transacto estreou um Ford GT40 preparado pela RP Motorsport, que devido a infelizes incidentes nas provas do Algarve e Spa não conseguiu traduzir a sua maior rapidez em pista numa vitória neste troféu.

“O ‘1000km Trophy’ foi instituído para premiar o equipa-piloto que consegue fazer mais voltas, recompensando os preparadores e pilotos que optam por não esforçar demasiado as mecânicas dos seus carros, e claro, todos os pilotos que não cometem erros graves de condução”, afirma Diogo Ferrão, o CEO da Race Ready.

E acrescenta que este troféu “no caso do Historic Endurance é ainda mais relevante, porque não existem campeões no final da época. O que importa é realmente conseguir chegar ao fim das corridas, sem incidentes de maior e desfrutar, da primeira à última volta, sem ficar pelo caminho”.

Recorde-se que, depois da paragem de Inverno, a temporada do Historic Endurance, reservado a carros de Turismo ou Grande Turismo até 1976, arranca nos dias 5 e 6 de Abril, com o "Exclusive Test Day", no Autódromo do Estoril, sendo a primeira prova, a 26 e 27 de Abril, em Spa-Francorchamps.


Foto: Race Ready

Iberian Historic Endurance repete “1000km Trophy” Iberian Historic Endurance repete “1000km Trophy” Reviewed by Auto Vintage on 29.2.24 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.