Mercedes “Rei dos Belgas” coroado em Amelia Island


Automóvel de 1903, vendido no leilão da Gooding por 11 milhões de dólares, estabeleceu novo recorde para a um Veterano.


Há muito que a Gooding & Company apostava na venda do Mercedes-Simplex 60 HP “Roi des Belges”, que acaba de leiloar em Amelia Island. E foi uma aposta ganha, pois a estimativa de 10 milhões de dólares foi ultrapassada e o Veterano foi vendido por um preço recorde.

Existem apenas cinco Mercedes-Simplex 60 HP originais sobreviventes. No seu leilão de Amelia Island, a Gooding & Company propunha-se vender um exemplar com a carroçaria “Rei dos Belgas”, automóvel que há décadas estava exposto no Museu de Beaulieu e que por diversas vezes participou no Londres-Brighton.

Propriedade sempre da mesma família ao longo dos seus 121 anos de vida, além disso, apresenta-se com o seu motor de quatro cilindros e 9,2 litros em admirável estado original.

Foi este 60 HP Simplex que Alfred Harmsworth, primeiro visconde Northcliffe, editor do jornal Daily Mail, encomendou.

Uma das primeiras encomendas de um novo Mercedes 60 HP, o veículo foi entregue em Nice, em França, onde o Simplex foi utilizado para estabelecer um novo recorde de velocidade terrestre, tendo ao volante o piloto alemão Hermann Braun.

Depois foi enviado para a Irlanda, como carro reserva para a Taça Gordon Bennett, vindo mais uma vez a provar o seu valor ao vencer a Ballybannon Hillclimb, em Castlewellan, com Campbell Muir ao volante.

Só depois desta fase desportiva é que o Simplex recebeu a carroçaria "Roi des Belges" que ainda hoje mantém (em muito bom estado), construída pela renomada empresa de carrocerias J. Rothschild et Fils.

Após a morte de Harmsworth, o automóvel passou a ser propriedade de seu filho Alfred John Francis Alexander Harmsworth. Pouco depois de Lord Montagu abrir o Beaulieu Motor Museum em meados da década de 1950, o Mercedes foi transferido para lá e exposto durante décadas.

Durante quase 70 anos, o 60 HP esteve em exposição em Beaulieu, de onde saía muito ocasionalmente, como ocorreu em 1958, para ser exposto na Feira Mundial de Bruxelas, ou, mais recentemente, para alinhar na London-Brighton Run.

Hoje encontra-se num estado quase original, com a carroçaria criada pela Rothschild e mantendo ainda grande parte do estofamento de couro original.

Este é um dos quatro exemplares de propriedade privada existentes. Um quinto exemplar, um mini-autocarro de longa distância entre eixos, está no Museu Mercedes-Benz em Estugarda.

Além disso, o Mercedes que era da família Harmsworth é um dos dois únicos exemplares que ainda mantém a carroçaria original intacta.

A aposta (ganha) da Gooding na venda deste automóvel foi tal que ainda há semanas o próprio David Gooding se deslocou para Paris, para participar na Rétromobile, onde o Simplex 60 HP “Roi des Belges” esteve exposto.

Foto: Gooding & Company 

Mercedes “Rei dos Belgas” coroado em Amelia Island Mercedes “Rei dos Belgas” coroado em Amelia Island Reviewed by Auto Vintage on 1.3.24 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.