ModaMiami estreia-se no desafio à história de Amelia Island.
É já amanhã que arrancam dois dos eventos internacionais mais importantes deste ano. Ambos na Florida, separados por cerca de 600 quilómetros. É a distância entre o The Amelia, na 29ª edição, e o ModaMiami, que arranca este ano.
Já aqui demos conta do que está na origem desta “coincidência”: a Hagerty comprou os direitos do The Amelia – assim se denomina agora o que durante anos chamámos de Concurso de Elegância de Amelia Island – e impôs como leiloeira oficial a sua Broad Arrow.
Em resposta, a RM/Sotheby’s, que durante 24 anos tinha sido a leiloeira oficial do evento da estância do nordeste da Florida, decidiu criar um evento alternativo, o ModaMiami, que também arranca amanhã.
Embora com particularidades que os distinguem, os dois eventos terão como pontos fortes as mesmas vertentes: o leilão e o concurso de elegância, que no caso do ModaMiami terá a particularidade de ser o primeiro do género a ser… nocturno.
Mas será nos leilões (a origem da discórdia…) que a disputa entre os dois eventos se sentirá mais: do lado da Broad Arrow um catálogo com 147 automóveis face a 114 na RM/Sotheby’s, em ambos os casos na grande maioria Clássicos.
Em Amelia Island o destaque vai para o Ford GT40 Road Car, de que aqui já falámos mais do que uma vez, mas também para um Porsche 718 RSK, de 1959, com preço estimado entre 3,5 e 4,5 milhões de dólares.
Em Miami há 23 automóveis avaliados em mais do que um milhão de dólares, sendo os Ferrari os que mais prometem: um 250 Europa Coupé, de 1953, com carroçaria Vignale, está avaliado entre 4,5 e 5,5 milhões de dólares e um 365 California Spyder, de 1967, com carroçaria da Pininfarina, entre 4 e 4,5 milhões dólares.
E há ainda um F40, com 1.200 quilómetros percorridos, que ameaça ultrapassar os três milhões de dólares.
Foto: ModaMiami
No comments: