Tour Auto é mesmo à grande e à francesa

Edição de 2023 já está na estrada… com quase 300 automóveis históricos.


É antiga a expressão “à grande e à francesa” (nasceu aquando da primeira Invasão Francesa, a propósito da vida luxuosa do general Junot…). Aplica-se em muitas situações, como quando arranca mais uma edição do Tour Auto, com quase 300 automóveis históricos na estrada.

Dentro das viaturas admitidas, há um pouco de tudo: de um Ferrari 512 M a um pequeno Simca 1000 Rallye. De um par de BMW M1 a um Renault 4CV. E depois há os 35 Porsche 911, os 10 Shelby Cobra ou os cinco Alpine-Renault A110.

Condutores e navegadores são uma mistura do mais pacato dos cidadãos com figuras do cinema e da televisão e vários pilotos cujo nome conhecemos há décadas, como Henri Pescarolo, Thierry Boutsen (vencedor no ano passado) ou, ainda, Ari Vatanen, que conduz o “Carro Zero”.

E há também portugueses, como José Da Rocha, a conduzir um Austin-Healey 100-4, a dupla Ricardo Fonseca-Pedro Fonseca, com um Alfa Romeo Giulia Sprint GTV, a equipa José Oliveira-Valter Rosário, com um Ferrari 308 Gr. IV Michelotto e Victor Fernandes, ao volante de um Lancia Fulvia HF.

Esquecendo os primórdios do Automóvel, com a primeira Tour de France Automobile a ter lugar no final do Século XIX (1899), o Tour Auto enquanto prova que se destacou no panorama internacional do Automobilismo foi disputado entre 1951 e 1973.

Depois veio um longo interregno, até que, em 1992, pela mão da Peter Auto, se tornou num evento para Clássicos, disputado na vertente VHC, onde o importante é ser o mais rápido, e VHRS, Regularidade Sport, onde, como o próprio nome indica, se tem de ser regular a cumprir as médias solicitadas.

O percurso, que este ano teve início em Paris e terá final, no sábado, em Cannes, para além das ligações de estrada inclui 15 provas de classificação (sempre em estrada fechada), cinco delas em nos autódromos de Dijon-Prenois, Bresse, Charade e Paul Ricard (por duas vezes).

Ao longo de mais de dois mil quilómetros, este verdadeiro museu rolante da competição automóvel vai animar cidades e aldeias de uma parte importante da França.













Fotos: João Paulo Martinho e Rui Correia 

Tour Auto é mesmo à grande e à francesa Tour Auto é mesmo à grande e à francesa Reviewed by Auto Vintage on 18.4.23 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.