Retro Classics Stuttgart: festa da Porsche… e não só

Salão abre amanhã as suas portas e decorre até domingo.

A 22ª edição da Retro Classics Stuttgart abre amanhã as suas portas. “A jogar em casa”, naturalmente, a Porsche estará em destaque. Mas não está sozinha…

Sem sair de Estugarda, a Porsche dá início na Messe local a um ano de tripla comemoração: os 75 anos da marca, assinados com a exposição  "75 Years of Porsche Sports Cars", as seis décadas do Porsche 911 (em 1963 apresentado, ainda, com a denominação 901) e o centenário da corrida que mais glória emprestou ao fabricante germânico, as 24 Horas de Le Mans.

É vasta e muito variada a colecção de modelos que o Museu Porsche levou para os pavilhões da Retro Classics, a começar pelo denominado “356 nº 1”, mas também, entre outros um 550 A Spyder, vencedor da Targa Florio de 1956, ou um McLaren TAG Porsche da Fórmula 1 dos anos 80.

Mas, como dissemos, a Porsche não estará sozinha nos destaques da Retro Classics deste ano.

A Mercedes-Benz também estará presente em força – apesar de algumas das suas pérolas terem sido enviada para a Suíça, para participarem no The I.C.E. –, enquanto que a BMW aposta no seu centenário do fabrico de motos.

Merecendo os automóveis de origem norte-americana direito a uma exposição especial – sob o título “The American Way of Life” –, a organização de Estugara decidiu, entretanto, prestar homenagem aos modelos lançados há 70 anos, entre os quais se contam o Mercedes 180 Ponton, o BMW Isetta, o Opel Kapitan e ainda um Ford Comète V8 francês, com uma elegante carroçaria coupé fabricada pela Facel Métallon, mais tarde conhecida pelos seus próprios modelos, sob a marca Facel Vega.

Ao prestar homenagem ao nonagenário Fritz Neuser, a Retro Classics destaca ainda a marca representada há 60 anos por este antigo ciclista olímpico e piloto de automobilismo: a Ferrari.

Tendo começado por ser, no final dos anos 50, o melhor vendedor da Goggomobil na Alemanha, Neuser voltou-se depois, nas pistas e no mercado, para os italianos, sendo há muitas décadas o maior representante da marca de Maranello na Alemanha.

Vende e assiste, o que fez com que, ao longo dos anos, as celebridades passaram de clientes a amigos, como Luciano Pavarotti e Michael Schumacher.

Para assinalar a celebração, da Colecção de Fritz Neuser foram levados para a Messe de Estugarga modelos como três Ferrari "flat boxer" – um  365 GT/4 BB, um 512 BB e um 512 BBi  — assim como três versões do Testarossa.


Foto: Porsche Newsroom

Retro Classics Stuttgart: festa da Porsche… e não só Retro Classics Stuttgart: festa da Porsche… e não só Reviewed by Auto Vintage on 22.2.23 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.