Lotus de Colin Chapman será leiloado no sábado

Elan +2 S130/5, de uso pessoal do fundador da marca, tem menos de 12 mil quilómetros percorridos.

Não é todos os dias que se consegue comprar um automóvel que foi de uso pessoal do seu criador. No entanto, no próximo sábado, volta a surgir uma oportunidade. Vai a leilão o Lotus Elan +2 que foi de Coliin Chapman.

Já aqui falámos (http://www.auto-vintage.net/2023/01/um-singular-leilao-com-sete-lotus-elan.html) do leilão que, no próximo dia 25, será realizado pela Silverstone Auctions e da raridade dos Lotus que ali serão postos à venda.

Em especial os Elan – para além do +2 de Chapman, também os automóveis que pertenceram a figuras como o actor Peter Sellers, o malogrado piloto Jochen Rindt ou à actriz Diana Rigg –, mas também um Europa Twin Cam, pintado com as cores do Team Gold Leaf, e um bem mais recente Elise S2 Type 25 (modelo de 2002, o 24º de 50 fabricados).

Mas, voltemos ao Elan +2 S130/5 que foi de Colin Chapman.

Fabricado em Setembro de 1972, a 9 de Outubro do mesmo ano foi registado como pertencendo o Departamento de Vendas da Lotus Cars, sendo o seu uso confiado a ACBC, iniciais de Anthony Colin Bruce Chapman, o homem que criara a marca em 1952.

Desenhado pelo sul-africano Ron Hickman, disponível apenas no formato coupé, o +2 foi feito a partir do chassis do original Elan, tendo a particularidade, como o nome indicia, de ter mais dois lugares atrás. Com maior comprimento, resultado do alargamento da distância entre eixos, o +2 S130/5 está dotado de um motor de quatro cilindros, de 1,5 litros (que era utilizado no Elan Sprint), que debita 128 cavalos, bastantes para mover rapidamente os 907 quilos de peso total.

Com carroçaria em fibra de vidro, está pintado, tal como saiu de fábrica, em Ouro Tawny, com o tejadilho pintado em Prata, sendo o interior em vinyl creme.

Toda a sua autenticidade – ainda tem montados os pneus Dunlop SP de origem… – foi confirmada, em Novembro de 2017, com um Lotus Classic Certificate of Vehicle Provenance.

Guardado no Museu da Lotus após a morte súbita de Colin Chapman, a 16 de Dezembro de 1982, foi posteriormente vendido a um coleccionador particular, que agora o confiou à Silverstone Auctions, que estima o seu valor entre as 60 e as 70 mil libras.



Foto: Silverstone Auctions

Lotus de Colin Chapman será leiloado no sábado Lotus de Colin Chapman será leiloado no sábado Reviewed by Auto Vintage on 21.2.23 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.