Stellantis abre as portas do Heritage Hub

Uma visita a não perder, a partir de agora, para quem for a Turim. Cerca de 250 automóveis, que contam a história da Fiat, Lancia e Abarth.

Cerca de 15 mil metros quadrados de área de exposição, com 250 modelos da Fiat, Lancia e Abarth (mas também alguns Alfa Romeo, Autobianchi e Jeep). O Heritage Hub da Stellantis vai abrir as suas portas ao público, com duas vistas guiadas por dia.

As antigas instalações da Fiat de Mirafiori, no nº 80 da Via Plava em Turim, hoje destinadas ao Heritage Hub, abrirão as portas aos primeiros visitante no próximo sábado, sendo que a venda de bilhetes (com o preço de €26) abriu hoje, através do site do Mauto, Museu Nacional Italiano do Automóvel.

A antiga Officina 81 de Mirafiori – centro de produção da Fiat, que esteve activo durante mais de 30 anos –, que foi submetida a um meticuloso restauro para salvaguardar o seu espírito industrial, mantendo o chão de betão em bruto e o esquema de cores original da sua época, é hoje um amplo espaço de exposição, o cenário ideal para um património de mais de 200 automóveis, contando a história de um dos principais fabricantes do mundo automóvel de forma interdisciplinar, centrando-se em múltiplos temas e marcas.

O espaço central da exposição apresenta 64 automóveis clássicos, divididos em oito áreas temáticas: "Records and Races", os protagonistas que triunfaram nos circuitos principais; "Concepts & Fuoriserie", automóveis muito raros e extraordinários one-offs; "Archistars", modelos que revolucionaram a arquitetura do automóvel, respeitando os dogmas da produtividade e funcionalidade; "Eco & Sustainable", que reúne veículos que se destacaram pelas suas credenciais ambientais; "Small & Safe", modelos que combinaram segurança e dimensões compactas; "Style Marks", automóveis que contribuíram para a história do design; "Epic Journeys", veículos que se destacaram em viagens inesquecíveis; e “The Rally Era", os veículos que marcaram a era dourada das provas de estrada e em pisos de terra.

A restante colecção está exposta nas duas longas laterais do edifício, dividida por marca e disposta em ordem cronológica crescente. Além dos automóveis Fiat, Lancia e Abarth, também estão expostos modelos selecionados das marcas Alfa Romeo, Autobianchi e Jeep.

Não faltam elementos especiais, como a área centrada em 16 automóveis antigos Fiat, pertencentes aos Carabinieri: dos 600 Multipla ao Panda, passando pelos modelos 1100 e Campagnola.

Para além da abertura às visitas guiadas – de manhã ou de tarde, às quartas, sextas e sábados, acompanhadas em italiano e inglês, e em outras línguas europeias a pedido – o espaço pode também acolher eventos culturais e empresariais para entidades e empresas externas ao Grupo Stellantis.









Fotos: Media Stellantis

Stellantis abre as portas do Heritage Hub Stellantis abre as portas do Heritage Hub Reviewed by Auto Vintage on 15.9.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.