Exemplar (de uma série de 55) foi fabricado em 1991 pela Prova Designs.
Nos últimos dias, em St. Moritz e em Beaulieu, respectivamente, pela mão da RM/Sotheby’s e pela Bonhams, foram a leilão dois Lamborghini Miura. O primeiro (verdadeiro), apesar de uma oferta de 1.350.000 euros, não foi vendido. O segundo mudou de mãos por cerca de 65 mil euros, valor aceitável… para uma réplica.
Um olhar mais atento para o Miura do catálogo da Bonhams permite verificar que não se está perante um dos Lamborghini originais.
Trata-se, isso sim, do exemplar nº 001 da série de 55 réplicas que, nos anos 90, a Prova Designs fabricou, originalmente dotada de um motor Renault V6, que entretanto foi substituído.
Na verdade, na forma como foi levado a leilão, este Miura apresenta-se com a estranha combinação das linhas de um Lamborghini com um motor… Ferrari.
Segundo a Bonhams, a réplica ainda precisa de algum trabalho antes de ser colocada na estrada, desconhecendo-se o desempenho do automóvel com este motor Ferrari V8, de 3,4 litros, retirado de um 348 TS/TB, tal como a caixa de velocidades.
A Prova Designs, que fabricou originalmente esta réplica, é uma empresa britânica que continua em actividade, centrando a sua produção actual numa réplica do Lamborghini Countach, utilizando como unidade motriz um motor Audi V8, que debita 450 cavalos.
Foto: Bonhams
No comments: