Gene Ponder: ainda mais do que na primeira venda

Leilão da segunda colecção do empresário texano rendeu 24 milhões de euros.


A venda da Colecção Gene Ponder, levada a cabo pela RM/Sotheby’s, rendeu cerca de 24 milhões de euros. Sendo a segunda colecção formada pelo empresário texano, a venda agora realizada superou o leilão da primeira, que há 15 anos movimentou 15 milhões.

Há quase dois meses contámos aqui a história de Gene Ponder, o milionário fabricante de mobiliário de cozinha que em 2007 se desfez da sua colecção e que, pouco tempo depois, começou a formar uma nova, que agora levou a leilão.

Os 92 anos de idade que Ponder já conta e o argumento de que já não se encontrava em condições de conduzir os seus Clássicos e que “não queria sobrecarregar seus descendentes com a tarefa de vender esta colecção” justificaram a realização da venda de há dias.

Com algumas peças retiradas entre o catálogo e o leilão, 98 automóveis, cerca de duas dezenas de motos, dois barcos e centenas de peças de automobilia foram leiloadas na propriedade do próprio Ponder.

Com licitadores de 31 países diferentes, para um leilão em que não existia preço de reserva, tudo foi vendido, sendo que se dá a curiosidade de 51% dos compradores terem participado num leilão pela primeira vez.

Do total dos 24 milhões referidos, cerca de 22 (comissões incluídas) foram gerados pelos automóveis, entre os quais se misturavam exemplares originais e réplicas de modelos singulares.

O automóvel mais valioso, tal como era previsto, foi um Mercedes-Benz 300 SL Roadster, de 1960, vendido por 1.595.000 dólares, o que, nos dias que correm, corresponde a um valor idêntico em euros.

Já o segundo mais caro foi uma réplica do Bugatti Type 57SC Atlantic (na imagem), uma 13 “recriações” do icónico modelo construídas por Erik Koux entre 1981 e 1996. Foi vendido por 1.155.000.

Voltando aos modelos originais, um Ferrari 330 GTC, de 1967, com carroçaria Pininfarina, foi vendido por 797.500 dólares, valor idêntico ao que foi pago pelo Ferrari 212 Barchetta, de 1952, com carroçaria Touring, e pelo Maserati 3500 GT, de 1960, com carroçaria Vignale.

Ainda dentro dos dez mais valiosos, vendido por 627.000 dólares, encontra-se outra réplica: um Alfa Romeo 8C Corto Spider, construído pelos argentinos da Pur Sang, mais conhecidos pela construção de réplicas do Bugatti T35.


Foto: RM/Sotheby’s 

Gene Ponder: ainda mais do que na primeira venda Gene Ponder: ainda mais do que na primeira venda Reviewed by Auto Vintage on 29.9.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.