Mecum leva a leilão três versões diferentes, de exemplares de 1965 a 1969.
No seu mega-leilão anual de Kissimmee, a Mecum não faz este ano por menos: tem em catálogo três Ford GT40, fabricados entre 1965 a 1969, do MK I ao MK III, passando por um MK II Lightweight.
Começando pelo modelo mais antigo – sendo que do catálogo ainda consta uma réplica do modelo de 1968 –, o chassis P/1018, é um dos dois exemplares de demonstração fabricados em 1965 e entregue originalmente a Carroll Shelby.
No total, foram fabricados 48 exemplares do MK I, sendo que este foi entregue a Shelby a 9 de Novembro de 1965. Nesse mesmo mês foi exposto em Seatle e depois em San Francisco e Portland.
Curiosamente, não competiu nos anos 60 – viria a fazê-lo décadas mais tarde, em eventos de Clássicos, chegando inclusive a vencer no Goodwood Revival –, o que não quer dizer que não tenha sido bastante utilizado, fosse para inaugurar uma auto-estrada ou para aparecer em filmagens, para cinema ou televisão.
Devolvido em 2024 à sua cor original, marron, está estimado entre 5,5 e 6 milhões de dólares.
O mais recente do trio, o MK III, chassis P/1085, está avaliado em bastante menos, entre 3.250.000 e 3.500.000.
Quando o chassis foi fabricado fazia parte de uma série programada de 20 exemplares “para estrada”, de que se fizeram completamente apenas sete exemplares.
Os restantes 13 (de que este faz parte) foram sendo vendidos e completados anos mais tarde. Este foi vendido originalmente a Gil Jackson, que acabou por o passar a um amigo ainda sem estar acabado. Só a 21 de Março de 2009, quando já pertencia a Jonathan Turner, é este automóvel ficou terminado, rodando pela primeira vez no mês seguinte em Donnington Park.
Apesar de toda esta história, é considerado pelos especialistas como “verdadeiro” e como sendo um automóvel de 1969. De tal modo que em 2021 foi levado a leilão pela Gooding & Co., tendo sido vendido por 3,5 milhões de dólares.
Gooding & Co. que, também em 2021, tentou vender, sem êxito, um exemplar idêntico ao terceiro dos GT40 agora incluídos no catálogo da Mecum para Kissimmee, no leilão que decorre de 8 a 17 deste mês.
Trata-se do MK II Lightweight, o chassis XGT-3 (na imagem), um dos três exemplares que saíram de fábrica com a carroçaria aligeirada (no total, foram fabricados 11 MK II), neste caso em resultado da encomenda da britânica Alan Mann Racing.
Ao contrário do exemplar que esteve à venda em 2021, este Lightweight nunca correu e é apresentado como sendo “o único MK II que resta na sua condição original”.
Ao contrário dos seus companheiros de catálogo, a Mecum não anuncia o preço estimado, mas é certamente o mais valioso do trio.
Foto: Mecum
Reviewed by Auto Vintage
on
2.1.26
Rating:

No comments: