Porsche Carrera RS 2.7: espírito vivo… 50 anos depois


Exposição no Porsche Museum celebra meio século de um ícone da História Automóvel.


A uma semana da data exacta do quinquagésimo aniversário e “à boleia” da recém-inaugurada exposição “Espírito do Carrera RS”, patente no Porsche Museum, em Estugarda, celebramos hoje os 50 anos de um modelo que é um marco na História do Automóvel.

Apresentado ao mundo no dia 5 de Outubro de 1972, no Salão de Paris, o Porsche 911 Carrera RS 2.7 tornou-se de imediato num ícone.

Logo denominado apenas de “Rabo de Pato", "RS" ou "2.7", o Carrera – denominação proveniente da participação da marca na Carrera Panamericana dos anos 50 e que só a partir daí foi utilizada no 911 – o 911 Carrera RS 2.7 foi o primeiro automóvel de produção do mundo com spoiler dianteiro e traseiro, a hoje famosa “Ducktail” (Rabo de Pato).

Pensado para obedecer a dois princípios, leve e rápido, na sua versão desportiva o novo coupé da Porsche anunciou-se como tendo um motor flat-six de 2,7 litros, alimentado por injecção directa, capaz de debitar 210 cavalos, o que, face a um peso total de 960 quilos, permitia uma aceleração dos 0 aos 100km/h em 5,8 segundos e uma velocidade máxima de 245km/h.

“O RS 2.7 representa a transferência de tecnologia mais directa do automobilismo para a produção em série. E isso não mudou até hoje e já faz parte da tradição da Porsche“, afirma Andreas Preuninger, responsável pelos actuais GT da Porsche.

Na sua exposição, o Porsche Museum conta a história do RS (e também do seu irmão das pistas, o RSR) não apenas com veículos e pequenas histórias, mas também com filmes, fotos, cartazes de corridas e elementos interactivos.

No centro de toda a exposição está um 911 Carrera RS 2.7 amarelo claro, com equipamento de turismo, bem como um raro carro de testes, pintado em verde metálico. Os veículos, documentos de desenvolvimento, folhetos publicitários, listas de preços, o logotipo Carrera e um artigo da revista Christophorus descrevem o caminho do veículo em desenvolvimento até se chegar ao Carrera pronto para produção, como o conhecemos hoje, 50 anos depois do seu aparecimento.








Fotos: Porsche Newsroom 

Porsche Carrera RS 2.7: espírito vivo… 50 anos depois Porsche Carrera RS 2.7: espírito vivo… 50 anos depois Reviewed by Auto Vintage on 30.9.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.