Delage D8-120 “de Villars”: francês “rei” em Inglaterra

Modelo de 1938 eleito “Best of Show” no Concours of Elegance do Hampton Court Palace.

O Concours of Elegance do Hampton Court Palace teve este ano um “rei” francês: o título de “Best of Show” foi atribuído ao Delage D8-120 “de Villars”, modelo de 1938, símbolo do cruzamento da Art Deco com a indústria automóvel.

É difícil ficar indiferente à elegância das linhas desta criação da casa de Villars. Assim aconteceu no já longínquo ano de sua apresentação, que teve lugar no Concours de l’Auto de Printemps. Logo ali, num concurso de elegância para modelos que acabavam de ser lançados – a origem dos concurso actuais, reservados a Automóveis Antigos e Clássicos –, conquistou o Grand Prix.

Agora, no Concours of Elegance do Hampton Court Palace – que tem a particularidade de reservar a escolha do “Best of Show” não a um júri mas à votação dos proprietário dos automóveis concorrentes – o modelo francês bateu toda a concorrência, celebrando a elegância dos automóveis de uma época em que a Art Deco se cruzou com a indústria automóvel.

Um bom exemplo desse cruzamento é a própria história da Delage.

Criada em 1905, por Louis Delâge, nos anos 30 a Delage enfrentou sérios problemas financeiros, que levaram à sua integração na Delahaye. Os Delage saiam então da fábrica da Delahaye sem carroçaria, cabendo ao cliente escolher o carroçador e, consequentemente, a forma final.

O modelo agora vencedor recebeu a sua original carroçaria na Villars Company, empresa criada por Jay Gould (homem com fortuna feita nos caminhos-de-ferro), para o seu genro, o criativo Roland de Gaffenreid de Villars.

Segundo relatos da época, o êxito dos Delage D8-120 – dotado do motor desenvolvido pelo engenheiro Jean François, com 4,3 litros distribuídos por oito cilindros em linha – foi tal que se tornaram nos “reis dos concursos de elegância” do final dos anos 30.

Sendo o D8-120 ainda do tempo em que Louis Delâge se mantinha à frente da sua marca, apesar de a ter vendido à Delahaye, pouco depois o fundador foi despedido, passando a receber uma pequena pensão.

Por não ter dinheiro para comprar um automóvel, Louis Delâge passou o resto dos seus dias a viajar… de bicicleta.


Foto: Foto: John Cooke/Concours of Elegance

Delage D8-120 “de Villars”: francês “rei” em Inglaterra Delage D8-120 “de Villars”: francês “rei” em Inglaterra Reviewed by Auto Vintage on 7.9.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.