Fabricante francês de veículos de luxo, que somou êxitos nas pistas, vencendo as 500 Milhas de Indianapolis de 1914.
Antigo funcionário da Peugeot, Louis Delage criou, a 10 de Janeiro de 1905, uma nova empresa com o seu próprio nome. Instalada nos arredores de Paris, a Automobiles Delage começava uma história gloriosa, de uma marca que veio a rivalizar com a Rolls-Royce ou a Bugatti.
Com apenas meia-dúzia de funcionários quando foi criada, a Delage começou por criar um automóvel que reunia peças fabricadas pela Helbé, um motor De Dion-Bouton e uma carroçaria… Delage.
O primeiro modelo quase totalmente da marca surgiria no ano imediato, o Type A, ainda movido por um motor De Dion-Bouton, automóvel que proporcionou a estreia em provas de Automobilismo.
Com resultados interessantes, a Delage desenvolveu os seus próprios motores e, já com eles, veio a somar diversas êxitos, designadamente nas 500 Milhas de Indianapolis de 1914.
O eclodir da I Guerra Mundial, naquele ano, veio “travar” a Delage, cujas instalações foram mobilizadas para a produção militar.
Após 1918, no período entre-Guerras, a história da Delage atingiu o seu apogeu, passando a produzir veículos de alto luxo, sem abandonar a vertente desportiva, somando, entre 1925 e 1927, vitórias nos Grandes Prémios de França, Grã-Bretanha, Espanha e Itália. Isto depois de, em 1924, um Delage, conduzido por René Thomas, ter estabelecido o recorde mundial de velocidade, ao rodar a 230km/h.
Rivalizando, no mercado de luxo, com a Rolls-Royce e a Bugatti – nomeadamente com o seu modelo D8 (na imagem, um D8-120, propiedade do… Museu Toyota), a Delage viria a ser uma das vítimas da Grande Depressão, vendo a sua existência quase a chegar ao fim em 1935, quando a fábrica de Coubevoie foi encerrada e toda a maquinaria vendida.
A marca Delage seria então salva pela concorrente Delahaye, que, todavia, apenas viria a fabricar um modelo novo com esse nome, o Delage-Delahaye 135 M, de1953.
Durante mais de meio século pensou-se que esse tinha sido o capítulo final da história da Delage, até que em 2019 uma associação denominada “Les Amis de Delage” – que foi criada em 1956 e era desde então proprietária da marca – anunciou a criação de um super-carro, o D12.
Com uma aerodinâmica inspirada na Fórmula 1 e um motor que debita 1.115 cavalos, criado por uma equipa liderada por Benoît Bagur e tendo como piloto de testes Jacques Villeneuve, o novo automóvel – que tem como principal mentor Laurent Tapie, filho do célebre Bernard Tapie – tem um protótipo, que já foi visto a rodar em várias situações.
Todavia, a produção de série das 30 unidades anunciadas, com um preço de dois milhões de euros, tem vindo a ser sucessivamente adiada, o que faz com que se duvide se a Delage é apenas uma memória do passado ou um nome com futuro.
Foto: Toyota Automobile Museum
No comments: